IV de Fogo

Responde:

Essa carta indica também uma forte estrutura criada a partir dos seus esforços. Mesmo que a vida não esteja um mar de rosas, é preciso celebrar e perceber sua perseverança e resiliência como uma grande dádiva. Foi a sua própria força que te levou ao lugar em que está, mas não deixe de considerar todo mundo que te ajudou no processo, quem te deu comida, água, conselhos, habitações. Nossa jornada na vida é grande e incrível! Prepare-se para um novo dia. Carta invertida: A pessoa teve sucesso em vários pontos, mas continua insatisfeita. É preciso aceitar o tempo das coisas e que é preciso aproveitar o processo, não focar apenas nos resultados idealizados. Cada passo de sua jornada reserva novos desafios, não deixe o sucesso subir à cabeça. A vida é uma grande aventura. Às vezes passamos por longas jornadas e finalmente chegamos ao final de um processo. Como viajantes marítimos que passam meses no mar, enfrentando desafios, ondas, tempestades e calmarias e finalmente chegam em um novo continente. Mas e aí? Será que chegar à terra nova é o final da jornada. Essa é a maior lição desta carta de celebração e comunhão entre os iguais. Cada final de ciclo é necessariamente o começo de um novo. É hora de celebrar os frutos de sua jornada! Mas é também o momento de se preparar para explorar esse novo território que você abriu em sua vida.

Interpretar

II de água

Responde:

Se você está interessado (a) no amor, essa carta traz boas novas. É a carta do encontro, da paixão, da união em prol de algo maior - pode ser um projeto ou mesmo um relacionamento - ela significa a ação dessa força da dualidade em direção a algo positivo. Se a leitura não for em relação ao amor, ainda assim a carta traz uma forte conotação de equilíbrio. Suas energias masculinas e femininas estão se encontrando, criando uma relação de balanceamento em suas emoções e comportamentos. Alguém que sabe ouvir e agir na hora certa, sem desconsiderar os outros, que sabe entender o lugar do outro na sua vida. “A felicidade só existe quando compartilhada”, é o que descobriu um menino que buscou encontrá-la sozinho. Uma piada exige alguém para sorrir. Essa carta pode significar namoros, casamentos, encontro com amigos muito amados. O número dois nos lembra de tudo isso, é também o símbolo dos portais, do útero que é cálice em definição. O amor, só encontra a sua completude no compartilhamento. Carta invertida: Dificuldade para se conectar, individualismo exacerbado, união não verdadeira, parceiros incompatíveis, dificuldade para se divertir com os outros.

Interpretar

Ás de água

Responde:

Todos os tarots possuem naipes que se dividem entre os quatro elementos. Essa carta abre o naipe de água - que também é conhecido como copas, copos ou taças em outros baralhos. A água é o elemento ligado às emoções por excelência. Estamos falando de tudo que flui em nossa existência, sentimentos, medos e especialmente os amores e paixões. O Ás é sempre uma abertura. Aqui as situações ainda não estão definidas e se você recebeu essa carta significa sempre um começo, uma expansão. Talvez seja hora de abrir o seu coração para novas situações, para novos amores e começar a preencher esse reservatório que é seu espírito! É o momento de trabalhar tudo o que você sente necessário no sentido emocional. Essa carta não indica nenhum caminho específico, mas pede que você acesse a sua intuição para compreender seus verdadeiros sentimentos. Ela indica que os caminhos das águas estão abertos para a sua passagem. Ou seja, se você agir pelo coração, obterá bons resultados. Lembre-se que a água toma a forma do recipiente. Ou seja, se você tentar represar seus sentimentos, ela virará um grande reservatório e, quando transbordar, será uma enchente em sua vida. Por outro lado, a água é também rios, mares e lagos. Água que flui, que dá vida, que ajuda e irrigar. Beba muita água, tome banhos energéticos, entre em contato com Orixás como Oxum e Iemanjá. Carta invertida: Cuidado com a sensação de “não saber o que sente”. Águas turbulentas, tempestade, possibilidade de se iludir com muitos caminhos, indecisão.

Interpretar

V de ar

Responde:

A vida é repleta de batalhas e desafios. Conflitos são comuns nesse entremeio, mas é muito importante verificar se seus ideais são realmente fortes o suficiente para justificar as suas ações. Essa carta indica um desejo muito forte de desbravar, vencer e até de brigar por conta de suas ideias. Uma pessoa que gosta de discutir, de debater, que gosta de fazer prevalecer sua vontade. Às vezes pode até mesmo não se importar com os sentimentos de pessoas envolvidas, pois o que é mais importante é vencer. Ainda que seja muito importante concentrar-se em seus objetivos e lutar por eles, é muito importante perceber os limites de suas ações. Algumas vezes, lutas vencidas a todo custo podem deixar um sabor ruim na boca, ao invés das glórias de uma vitória realizada de maneira justa. Cuidado para não ficar falando demais, gabando-se de suas vitórias, de suas glórias. A humildade é uma virtude importante para os maiores guerreiros. Cuidado para não brincar com o perigo demais, só pra parecer valente ou não pedir ajuda pros outros. Evite sentimentos de vaidade e orgulho excessivo. Carta invertida: Cuidado com inveja, comunicação violenta, pensamentos negativos. Quando a gente sente pena de si mesmo, perdemos o respeito próprio. É hora de construir-se a si e deixar ambições ruins para trás.

Interpretar

Carta 1 - Elegbara

Responde:

Essa carta indica sorte no trabalho, proteção, prosperidade, abertura de caminhos e mensagens proveitosas. Indica uma relação entre o que é interno e externo em sua casa e valorização das capacidades de cada um. Se você precisa comunicar algo a alguém, esse é o momento para ser compreendido(a). Carta invertida: caso invertida, essa carta indica necessidade de proteção e cuidado com caminhos fechados por obstáculos. Além disso, pode indicar o desejo de se comunicar com o divino, para alcançar os objetivos, lutando contra o desânimo. Elegbara, o protetor das casas, o guardião das entradas. É o primeiro dos Orixás a receber oferendas. Não à toa essa é a carta 1 do tarô dos Orixás. Afinal, Elegbara é conhecido justamente por seu poder de proteção, cuidando das aldeias e cidades. Sempre sentado à porta, seu dia é a segunda-feira, dia propício para recomeçar e trabalhar para atingir os objetivos. Suas cores são o vermelho e o preto e ele gosta de doces, coco e tabaco. É o senhor do futuro e de todos os caminhos e encruzilhadas, invocado no início de qualquer ritual. Ele é um tanto ciumento, portanto é preciso respeitar seu desejo de receber os presentes antes dos outros Orixás.

Interpretar

VI de Terra

Responde:

Depois de passar por situações de altos e baixos na sua vida material, você conseguiu obter uma posição de valor. Mas também percebeu que nada foi conquistado apenas por seus esforços, mas também pela ajuda de quem estava ao seu redor e do próprio universo, que abriu caminhos para que você cultivasse seus desejos. Agora, que está nessa posição de bem estar material, é hora de dar fluidez ao processo, ajudando outras pessoas a chegarem aos seus objetivos. Isso não significa, no entanto, que você deve sair por aí fazendo atos de caridade. É o caso de regular bem o que você pode dar em relação ao que você tem. É também o momento de aprender a reconhecer no que é melhor investir. Existem sempre várias opções e, para ser justo(a), é importante reconhecer as verdadeiras intenções de seu coração. Não dê coisas ou dinheiro para os outros e for por culpa ou até mesmo por pressão. Se resolver contribuir com a situação de alguém, tenha certeza que não faz isso apenas calculando o que receberá em troca, mas por uma verdadeira intenção de seu coração. Carta invertida: Cuidado com pessoas que vem te pedir as coisas e que abusam de sua bondade. Tenha ciência de que as pessoas podem usar artifícios para te convencer a ajudá-las. Cuidado ao assinar contratos.

Interpretar

Ás de ar

Responde:

Essa carta pode significar novas ideias, novas comunicações, um novo pensamento que gerará frutos no futuro. O Ás de terra é a verdadeira forma da “mente aberta”, uma pessoa inteligente, sagaz, capaz de refletir com clareza e considerar todos os pontos envolvidos em um debate. Se você trabalha com comunicação, essa carta é um ótimo presságio. Se estiver passando por algum conflito amoroso, ela indica que a melhor saída é uma conversa sincera e pacífica, na qual as ideias são postas em seus devidos lugares. Carta invertida: Impureza, mensagens contraditórias e dificuldade para raciocinar adequadamente. Pode significar uma pessoa de mente fechada, que não está aberta para novas ideias e que se expressa com raiva. O ás de ar é uma carta que representa todos os ramos da mente, da inteligência e de nossa psique no geral. Trata também da comunicação, da forma de se expressar e de levar uma mensagem para outras pessoas. Um dos símbolos possíveis é uma pomba, por ser uma ave leve e ligada a paz, reconhecida como um animal mensageiro, que voa longas distâncias para levar boas novas. O Ás é a primeira carta do naipe de ar e, por isso, ainda não temos nenhuma situação específica. Ele significa apenas a pura energia do ar, com sua suavidade e permanência.

Interpretar

6 - Xangô

Responde:

Essa carta significa o ideal da justiça, indicando que os culpados serão punidos e aparecerão sem máscaras diante da verdade. A justiça pode não ser o que esperamos, mas o balanço do mundo precisa de investigação e sabedoria para ser compreendido. Ela significa também: igualdade, equilíbrio, cursos e qualquer outra forma de atividade relacionada à descoberta da verdade. Carta invertida: Injustiça, problemas jurídicos, burocracia, desequilíbrio. Xangô é um Orixá relacionado principalmente a ideia de Justiça. Ele utiliza um machado de corte duplo, que oculta a sua face, simbolizando a imparcialidade, como vemos na venda que cobre os olhos do símbolo tradicional da justiça. Esse homem de porte acentuado, forte, possui grande relação com as pedras. É nas rochas que encontramos a força desse Orixá, rígido e tempestuoso, utiliza os trovões para se comunicar, controla os vulcões e o fogo que transforma a vida. Ele não gosta de mentiras, de ilegalidades e utiliza o verdadeiro poder da ira da natureza para fazer valer sua visão. É o poder absoluto do soar do trovão, mas ainda é bonito, benevolente e sensual.

Interpretar

19 - A lua

Responde:

Desde os primórdios, a lua é um astro que encanta a humanidade. Não apenas por seu charme, pela deliciosa meia luz que ela coloca sobre nós quando está cheia. Mas também pelo seu poder na vida humana. Ela controla os ciclos de nosso planeta. As marés, os ciclos menstruais, as colheitas! Na verdade, ela nasce, cresce, chega em seu ponto máximo, morre e desaparece, apenas para voltar novamente, simbolizando o movimento da própria vida. Mas a lua, além disso, é o mistério, o princípio feminino, nunca totalmente decifrável. Nas noites de lua cheia podemos andar pela rua, mesmo sem luzes ou lanternas. Mas a luz da lua nunca é total! Sempre é parcial. Temos de descobrir o que está oculto, por meio de nossa intuição. A lua nos convida a olhar para dentro de nós mesmos, para encontrarmos nossa sombra. Por isso, tem a ver também com a melancolia, desconfianças e ilusões. Ela é sedutora, hipnótica e temperamental. Carta invertida: Cuidado com vícios, não se engane com ilusões, evite apego excessivo a ideias mirabolantes. Cuidado para não esconder seus problemas debaixo do tapete apenas para não encará-los.

Interpretar

IV de água

Responde:

O quatro de água é uma carta que indica um período de contemplação, momento de você precisa se recompor emocionalmente, para conseguir estar aberto(a) para as oportunidades emocionais que o mundo lhe revelar. É possível que você tenha passado por várias coisas, no mundo emocional, e que isso tenha te deixado um pouco distante, apático (a) com as coisas. Talvez sinta mesmo tédio, insatisfação com a vida e desassossego. Pessoas que se sentem assim tendem a querer se isolar, não permitem que as belezas do mundo atinjam sua alma. Muitas vezes esse processo é necessário para que a pessoa possa “fazer as pazes” consigo mesma. E também para que consiga encontrar a melhor forma de colocar-se no mundo e nas situações e mudar o que precisa ser mudado. Outras vezes, é justamente esse processo de virar para dentro, ficar muito separado do mundo, que vai te prejudicar. Portanto, é preciso ter balança. As águas são movediças, estão sempre fluindo e não gostam de ficar estagnadas. Perdem a vida. Faça o que for necessário para voltar ao movimento com o coração aberto e mais abertura. Carta invertida: É o momento de sair do casulo, você já está saindo, o tédio está dissipando e grandes oportunidades podem aparecer, trazendo de volta a alegria de viver a sensação de bem estar emocional.

Interpretar

14 - O anjo da guarda

Responde:

Essa carta está te pedindo para que, antes de mais nada, você se perdoe. Somos um processo, uma longa jornada de transformação. Ela indica a espiritualidade, o amor e harmonia. Carta invertida: Impaciência, desequilíbrio, você precisa voltar a ouvir a sua voz interna, sua intuição, seus saberes interiores. O Anjo da Guarda! Seria uma forma de compreendermos a energia desta carta de proteção. Uma carta sobre equilíbrio e que mescla diversos elementos para gerar uma sensação de todo. É a carta que melhor sintoniza com a Temperança do tarô tradicional. Esse anjo, mais do que um ser astral, compreende a arte da transformação da matéria em espírito, do corpo e da alma. Um ser andrógino, é a expressão de nosso guia espiritual, alguém que nos ajuda com uma poderosa força divina. Se você fechar os olhos e concentrar-se profundamente, meditando e buscando a sua voz interna e profunda, saberá reconhecer os ensinamentos do Anjo da Guarda. Ele é sua mais alta personalidade, profunda em seu ser. Isso porque o anjo da guarda vem para te lembrar que você é um ser de luz também, um ser astral, cheio de beleza para ser tirada de sua alma.

Interpretar

X de Fogo

Responde:

Incorporado no poder do fogo, você passou por uma longa jornada, desbravando, construindo, liderando, vencendo e perdendo batalhas. A energia do fogo tomou conta de você e o que antes parecia impossível, agora é sua realidade. Ainda assim, nem sempre o lugar de chegada se parece com o que imaginamos. Isso pode não significar algo ruim, mas as suas experiências anteriores te deixaram cicatrizes e agora é você que mudou diante das coisas. É possível andar sobre o fogo sem sentir queimaduras, pois você já aprendeu a lidar com a energia e com o calor que arde. No entanto, pode parecer que só você consegue carregar esses fardos, que as outras pessoas não estão preparadas. Afinal, por que todo mundo não faz o mesmo que você e luta? Esse sentimento pode gerar uma sensação de que o peso do mundo está nas suas costas. A sua firmeza é inegável e sua capacidade de manter-se é quase mágica. Ao chegar nesse ponto, as provas que a vida lhe reserva ainda aparecerão, agora com novos desafios. Sua jornada foi um grande aprendizado, você precisa agora distribuir suas funções e deixar que os outros também sigam seus passos. É hora de uma nova empreitada, um novo capítulo, de alguém que adquiriu auto-estima, reconhecimento e um espírito livre. Carta invertida: Você precisa parar de querer fazer tudo por si só. Não adianta tentar carregar tudo nas costas, porque ninguém é uma ilha. Ainda que sua experiência tenha te legado muita sabedoria, os poderes mágicos exigem sabedoria para acontecer. Possivelmente, a forma que você tem feito as coisas não é a melhor. Reconsidere suas estratégias e busque auxílio com seus ancestrais.

Interpretar

III de água

Responde:

Essa carta nos traz à tona o poder da amizade e a beleza das congregações humanas. Ela revela o espírito de união. Se você está se sentindo sozinho(a), essa carta demonstra que amigos estão esperando para te ajudar, fazer companhia e participar de seus projetos pessoais. Você deve encontrá-los e trabalhar as energias coletivas em prol do crescimento espiritual. Se você anda muito preocupado(a) ou trabalhando demais, passar um tempo com seus amigos e familiares é uma boa pedida. Talvez até passar um tempo naquele happy hour no final da tarde seja uma boa opção, só não exagere na bebida! A tríade de água, além disso, ressalta o poder da fé, da prece coletiva. Atos como cantar junto, rezar junto, dançar nos terreiros e ao som de um samba de roda. Carta invertida: dificuldade de se relacionar com pessoas, falta de empatia, exagero em bebidas alcóolicas e festejos exacerbados. O três é um número considerado sagrado em inúmeras linhas espirituais. Ele indica a ideia de dois que se unem com um terceiro para formar uma estrutura, a firmeza de onde é possível manter-se de pé. É emblemático, por exemplo, que a bíblia esteja repleta de referências a trindades, como “o pai, o filho e o espírito santo”. O III de água une o espírito de encontro e crescimento da numerologia do número três, com o fundo emocional e psíquico do elemento água. É um encontro capaz de revelar as maiores potências do espírito, trazer alegria, jovialidade e o amor mútuo.

Interpretar

22 - O Karma

Responde:

Essa carta te convida a refletir com profundidade sobre seus problemas. É preciso aceitar que tudo o que passamos reserva uma sabedoria, perfeita para nossa evolução espiritual. Você só é a pessoa que é hoje por conta do que passou no passado! Especialmente suas lutas, suas dores e sofrimentos. Assim, quando algo te incomodar, pense no porque disso. Quando você tiver um problema com a família, procure perdoar, entender a compaixão. Seja generoso(a) e procure sabedoria em todas as situações. Carta invertida: Nessa vida, só aprende quem quer. Se você negar aceitar as lições e o caminho que foi preparado para você, só perderá tempo e deixará esse mundo sem resolver suas questões. Comece novamente, procure o caminho certa dessa vez. Lembre-se: tudo o que você faz um dia volta para você. Você já teve a impressão de que algumas coisas foram postas no seu caminho de propósito? Às vezes algo ruim pode acontecer, mas quando você consegue superar o problema, o aprendizado é tão grande que você sente que passou para outro nível? Isso pode ser o Karma. O Karma nada mais é do que a expressão da lei de causa e efeito, aplicada para nossa existência de maneira mais ampla. O Karma é o passo em que estamos em um caminho de evolução espiritual. Em outras vidas, nós já passamos por outros problemas, aprendemos coisas que agora liberaram outros desafios que devemos enfrentar. Se, por exemplo, em outra vida você foi uma pessoa muito familiar, com apoio da mãe, pai ou avós. Nessa vida, é possível que você tenha como desafio aprender a viver por si mesmo e criar sua própria família, apoiando os outros. Trata-se de um princípio básico de aprendizado.

Interpretar

II de ar

Responde:

Um dos maiores conflitos mentais recai na ideia da dualidade. Por vezes, nos vemos perdidos entre duas ideias opostas ou não sabemos qual caminho seguir. As bifurcações no caminho são símbolos dessa escolha difícil, pois decidir por um lado sempre significa não rumar para o outro. Essa carta pode significar essa espécie de cegueira voluntária, causada pela confusão entre as ideias. Isso se você for uma pessoa muito racional, que busca prever o caminho antes de cursá-lo. Por isso é uma cegueira involuntário, pois às vezes pensar demais corta a espontaneidade natural das coisas e a própria comunicação pode se tornar confusa. Por outro lado, a pessoa que decidir ajustar seu pensamento e comunicação para o mundo real, perceberá que o movimento das coisas abre caminhos para a busca de seu ideal. A dualidade, além de significar ambiguidade, pode sugerir equilíbrio, amizade, reencontro. Imagine a imagem clássica que coloca um diabinho e um anjinho em cada orelha, falando mensagens discordantes. Na verdade, ambos são lados de uma mesma unidade: você. São lados da sua psique que precisam aprender viver em harmonia, gerando amor próprio ao invés de dúvida. Capacidade de se comunicar em equilíbrio, lealdade e justiça. Carta invertida: A fala de comunicação pode fazer com que todos os caminhos pareçam errados. Uma dúvida pode tomar proporções maiores do que deveria. É hora de retomar a elegância nos modos e pensamentos e evitar ideias que distorcem a realidade.

Interpretar

IX de água

Responde:

O cristianismo é conhecido pelo símbolo do peixe, pois Jesus multiplicou-os em um de seus milagres mais conhecidos. Por isso, os peixes são conhecidos como um elemento de abundância, de riqueza material e espiritual, do milagre que nos alimenta o corpo e a alma. Da mesma forma, essa carta remete a um momento de abundância, alegria, orgulho, de sucesso nos empreendimentos, algo que nos deixa certamente radiantes pela vitória alcançada. São ciclos da vida que, um após o outro, nos trazem a revelação de que não estamos perdidos e sem ajuda no universo. O mundo é muito generoso. Aqui, quem cultivou e regou as suas terras com o amor, colherá os frutos e pode até se esbaldar de vinhos em noites inteiras de comemoração. Falta pouco para a felicidade plena, pois já vemos que o trabalho no espírito está surtindo efeito. Carta invertida: Cuidado com o excesso de bebida. Não comemore a vitória antes da hora e nem permita-se achar que a batalha já está ganha antes do final. Tenha cuidado com orgulho excessivo.

Interpretar

VI de água

Responde:

O seis é um grande número de conciliação no tarot, especialmente quando estamos falando do elemento das emoções, a água. Essa carta remete aos valores mais altos do coração, no qual os sentimentos se ampliam para o todo e não são direcionados a uma pessoa ou objeto exclusivamente. É uma carta que remete à bondade e a caridade. O amor ao próximo, a empatia e a reflexão na distribuição do amor generalizado. No tarot dos Orixás, essa carta representa a grande cheia da maré, guiada pela força da Lua e levada às margens de nossa vida com a compaixão e beleza de Iemanjá. Trata-se de uma carta muito boa, que nos faz refletir no egoísmo de nosso sofrimento. Sendo uma carta de conciliação, sua força está ligada às congregações humanas, a troca de ideias, carinhos, conhecimentos e dádivas. A dádiva é o que se dá sem esperar nada em troca. O quanto não perdemos esse prazer da distribuição em nosso modo de vida moderno? É um bom momento para se desfazer do que não é mais útil para você e que pode ajudar a vida de alguém. A caridade nunca deve ser feita para alimentar o ego ou apenas para limpar a consciência, mas como uma maneira de distribuir amor e afeição. É o momento também para expressar com sinceridade os sentimentos bonitos que você sente por alguém. Carta invertida: É preciso deixar para trás a forma antiga de ver as coisas, especialmente o modo de sentir. O amor é prejudicado e até mesmo envenenado, quando se ancora na culpa ou na falta.

Interpretar

X de ar

Responde:

Existem situações nas quais sentimos que chegamos ao fundo do poço. Especialmente quando tratamos de pensamentos, podemos ficar tão presos em ideias negativas que todas as saídas parecem trancadas. Essa cara te lembra que quando você se sente na situação mais baixa astralmente, é hora de se reerguer. Não existe mais espaço para afundar, só é possível ir para cima. Parece que nesse momento a liberdade é impossível, mas reflita seriamente se não é você mesmo (a) que está se prendendo, se não é preciso reconstruir a sua visão do mundo para uma nova era. De certo, pode ser que você realmente tem passado por situações muito difíceis e que o sofrimento tomou conta de seus pensamentos. Vale a pena investir em ajudas e técnicas para conseguir se reerguer. Meditação, encontro com pessoas espirituosas, conversas e ajuda mútua. Tudo isso pode te ajudar a se reerguer. Além disso, trata-se de um momento de aceitar onde se está. Não se envergonhe de ter perdido batalhas ou deixado se abalar a esse ponto. Existem momentos em que as coisas realmente ficam complicadas e, normalmente, existe algo que podemos tirar de proveito para prosseguir na vida. Carta invertida: É o momento de reerguer-se, de renascer, de deixar para trás tudo o que te pesou no passado. Libere a sua mente. Volte ao começo, busque novas ideias, novas saídas, novas estratégias. Renove-se totalmente, pois o estado em que você estava não pode te levar mais a frente, só o novo te levará ao triunfo.

Interpretar

7 - Omulu

Responde:

Essa carta significa uma ligação muito forte entre o espiritual e o material. Omulu cura por ser também o senhor da doença. Ele cura porque tem em si mesmo as chagas do sofrimento alheio. Isso significa um grande poder de empatia: capacidade de sentir a dor do próximo. Também indica a cura, a recuperação de um estado decadente. Por isso, Omulu é sincretizado com São Lázaro. Carta invertida: Doença e dificuldade para encontrar a cura. Isolamento, dificuldade de se conectar com o próximo. Necessidade de ajuda psicológica ou mesmo de consultar o médico. Orixá da cura das doenças, das enfermidades, Omulu é representado na figura de um homem vestindo uma roupa feita de palha. Seu corpo e rosto são totalmente cobertos, vemos apenas seus pés. Dizem que ele se veste assim para cobrir as chagas de doenças que o fizeram sofrer no passado, pois andava de aldeia em aldeia, tomando em seu corpo os sofrimentos de outras pessoas. Normalmente, buscam a ajuda desse Orixá as pessoas que precisam de cuidados médicos, invocando sua presença para que traga a cura. Omulu é o senhor da terra e das doenças, tem controle sobre a varíola, a peste, a catalepsia. Ele rege a cura ao ligar a morte e o renascimento e algumas doutrinas da Umbanda ligam-no ao processo da reencarnação.

Interpretar

IX de Terra

Responde:

O espírito da terra está contido na energia feminina da criação. Tudo o que é da terra tem a ver com absorver a matéria e transformá-la em vida, em crescimento, renascimento. Além disso, a terra está ligado ao prazer de viver. A exuberância da criação não está apenas em nossos feitos pessoais, mas o próprio mundo é fruto de um grande processo de lenta e complexa construção. Imagine um belo jardim, cheio de árvores, flores e belas plantas. Cada um dos seres vivos nasceu, cresceu e certo dia morrerá, dando espaço para o nascimento. Tudo que é da terra volta para a terra e assim, renasce. A mulher que aparece nesta carta entende esse mistério, que está envolvido em seu próprio corpo. A imagem ideal de uma agricultora, alguém que sabe cultivar e conhece os desejos da terra. Além disso, ela encontra na aceitação da ciclo da vida, o prazer de viver, a energia sagrada que leva as suas ações dia após dias. Essa carta significa amor à vida e reconhecimento de sua sacralidade. Aceitação da natureza, calma e tranquilidade no trabalho, alegria de viver. Carta invertida: Vontade de ficar sozinho(a) e sentimento de que tudo depende de você. Falta de conexão com o universo. A pessoa não consegue aproveitar a vida, pois está isolada dentro de si mesmo. É preciso aceitar que tudo acaba e a juventude não é infinita.

Interpretar

VIII de Terra

Responde:

Dizem que o trabalho enobrece o homem. Isso é uma verdade, se seu trabalho for consciente e preciso. Essa carta trata da experiência adquirida com a ação consciente que fazemos sobre as coisas. Nas cidades que guardam forte ancestralidade africana, reconhecemos o trabalho de artesãos que fazem de seu ofício uma forma de vida profunda. Eles adquirem paciência, técnica e conseguem produzir frutos preciosos com as ferramentas que utilizam com destreza. Esses trabalhadores são um exemplo do que essa carta indica no momento. É preciso entender a matéria com que se trabalha. Um escultor que usa a madeira conhece tudo sobre as fibras, as diferentes árvores, etc. Se você está trabalhando muito em direção a um foco, saiba que está no caminho certo, é preciso ter paciência e trabalhar duro para conseguir o que quer! O mesmo vale para qualquer empreitada no mundo material. Se você está, por exemplo, fazendo uma dieta, entenda que os resultados vêm ao pouco, dia após dias, e acumulam-se, para gerar o final desejado. Trabalhe duro e com foco em seus objetivos e se torne um(a) mestre. Carta invertida: Nem sempre o caminho mais fácil para chegar onde se quer. Não é a toa que dizem que a pressa é a inimiga da perfeição. Não perca tempo reclamando ou adiando o que pode fazer hoje. Cuidado com orgulho excessivo. Dê ouvidos à experiência de quem é mais velho(a).

Interpretar

IV de ar

Responde:

O quatro é um número que remete à estrutura, bases fortes e bem consolidadas que fazem alguém parar de pé. No entanto, estamos falando do elemento de ar, o que significa que estamos tratando de pensamentos, de comunicação e outras coisas que são sem forma, como o ar. Mas como é possível garantir uma forte estrutura mental? É preciso trabalhar a mente, da mesma forma que fazemos com nosso corpo. Meditação, descanso, repouso e reflexão são necessários nesse momento, qualquer coisa que possa ajudar a restaurar a sua saúde psíquica. É preciso afastar-se um pouco da bagunça da realidade para conseguir atingir essa meta poderosa, que é o poder da mente. Esse restauro é necessário porque você pode ter chegado em um momento de paranoia e ansiedade. A sensação de que tudo está te atacando de todo os lados, que é vulnerável demais e despreparado (a) para lidar com a vida. São pensamentos limitantes que devem ser desconstruídos em busca de uma saúde mental restaurada. Carta invertida: Sugere que você está passando por um problema de falta de tranquilidade, falta de mudança ou que está passando muito tempo refletindo sem conseguir chegar a rumo algum. É hora de focar e encarar as suas questões de frente, sem enrolação ou dispersão. Se parece que ninguém liga pra você, é porque é um momento de você restabelecer por si a sua condição. Levanta e anda!

Interpretar

VI de Fogo

Responde:

Você tem tudo que precisa para liderar uma situação. A verdadeira liderança não tem nada a ver com autoritarismo. Pelo contrário, é o apelo natural que uma pessoa generosa e ao mesmo tempo firme, gera nos demais. As pessoas querem ouvir suas opiniões! Elas confiam em você. A liderança consiste em criar boas soluções e fazer todo mundo sentir que está rumando para um mesmo propósito que beneficia todo mundo. Dessa forma, uma ação pode ser feita em harmonia, por que todo mundo tem a mesma visão do objetivo final! Ótimos objetivos podem vir dessa energia produtiva. Afinal, quando todo mundo age em conjunto, procedimentos são feitos com muito mais facilidade. Um guerreiro, corajoso como Ogum, capaz de salvar pessoas do perigo, andar pela floresta que é seu lar e lidar com as ferramentas que ele forja com sua capacidade de moldar o ferro. O VI de fogo está te convidando a tomar o seu lugar e guiar a produção de um objetivo virtuoso. Carta invertida: Você se vê em uma posição de guia, mas não confia em si mesmo. Também pode significar autoritarismo, uma liderança que gera descontentamento. Cabe a você mudar essa carta e evitar sentimentos como soberba e superioridade.

Interpretar

VII de água

Responde:

As emoções fluem em nosso coração e também as ideias de nossa psique. A água, majestosa em seu símbolo, nem sempre nos trará a fixidez da realidade, do material, da terra. O sete de água remete às ilusões que nos incitam em nossas mentes, nossos planos exagerados e sonhos de grandeza que podem ou não nos trazer felicidade. Uma pessoa ligada muito fortemente a água pode facilmente ficar deslumbrada, viajando, pensadora, perdendo o tato com a realidade. De fato, esse problema pode ser encontrado em todos os signos de água do zodíaco tradicional. No que condiz às religiões de matriz africana, essa carta pode indicar um apego exagerado ao ato de esperar que os Orixás e forças da natureza resolvam as questões. Os deuses ouvem nossas preces, mas é preciso lembrar que nem tudo que pedimos deve ser simplesmente entregue pelas mãos do universo. Ao mesmo tempo, é preciso sonhar para materializar o que queremos. A imaginação é uma força ativa, que nos ajuda a criar o mundo da forma queremos existir e viver. Viajar na mente é algo positivo, quando perseguimos com clareza nossos objetivos, sem cair em desejos sem fundamento. Carta invertida: Presta atenção à humildade. Procure se aterrar, crie metas, planeje com cuidado suas ações, faça cálculos e pesquise antes de comprar alguma coisa. É possível que você esteja se iludindo com coisas mundanas, com sonhos de sucesso e riqueza. Lembre-se que nem tudo que reluz é ouro.

Interpretar

II de fogo

Responde:

Essa carta indica companheirismo e necessidade de utilizar a lógica para ter ações acertadas. Uma pessoa querida pode te ajudar a criar e manter a força necessária para avançar a fundo em direção ao seu horizonte. O importante no momento é planejar por onde andar, mas ter em mente a necessidade de ampliar a sua área de ação. Veja se não existem novas possibilidades para agir. Pesquise bem antes de tomar uma atitude, mas depois, simplesmente vá em frente e dê tudo de si. A jornada está só começando e é bom aproveitar esse impulso inicial. Seja racional e intuitivo ao mesmo tempo. Carta invertida: Falta de foco e dificuldade para encontrar um caminho adequado. A necessidade de conhecer melhor os seus objetivos se faz presente na sua dúvida. Dualidade e desconfiança, excesso de pensamento antes de tomar uma atitude. É hora de ampliar os seus domínios! Observe atentamente o horizonte, mas também busque ampliar o seu conhecimento do território. Veja bem com quem anda e encontre uma parceria ou sócios que sejam adequados, pois existe muito a se fazer e muito campo para desbravar. Essa carta é um momento de reflexão sobre como gastar sua energia, em que investir esforços e quais os veículos que usará para chegar ao seu objetivo.

Interpretar

8 - Obá

Responde:

Essa carta lembra a importância de seguir os objetivos e alcançá-los, mas também o preço que o apego e os ciúmes podem dar. Tudo tem um custo. Pode também significar a chegada de um amor incondicional, a possibilidade de sacrificar-se por uma paixão. Carta invertida: Os ciúmes podem estar te cegando e você pode estar enganando a si mesma. Cuidado com sacrifícios sem razão e com amores falsos, evite deixar-se cair em fraquezas. Obá é uma Orixá ligada ao amor! É representada na figura de uma dançarina, gestos firmes e com o rosto coberto por um escudo, sua mão direita segurando uma espada pequena. Sua história é bastante dramática. Obá era uma companheira muito dedicada e fiel a Xangô, seu marido. Ela foi sua primeira mulher, mas era também muito ciumenta!. A energia dessa forte Orixá é uma ambiguidade entre a força de ser uma guerreira e uma espécie de fraqueza em seu amor por Xangô. Ela simplesmente não podia aceitar que Xangô se interessasse mais por alguma de suas outras esposas: Oxum e Iansã. Mesmo sendo uma mulher guerreira, Obá tentava agradar seu marido com os mais valiosos pratos, por meio de sua atividade na cozinha. Um dia, Obá resolveu perguntar para uma das outras esposas (alguns relatos dizem que foi Iansã, outros que foi Oxum), qual era a melhor forma para manter seu marido apaixonado. A resposta: uma maneira infalível de atrair o amado era colocar uma orelha na comida e fazê-lo comer. Obá, enfraquecida pela força do amor, cortou a própria orelha e colocou no caruru do marido. Xangô, no entanto, percebeu a mentira ao descobrir sua orelha dilacerada por trás do escudo. Como é o Orixá da justiça, que odeia mentiras, sua solução foi abandonar Obá.

Interpretar

12 - Oxalá

Responde:

Essa carta significa a paz e justiça, implica em uma verdadeira benção. Você pode estar protegido(a) por anjos ou simplesmente pela luz e pela bondade. É preciso, no entanto, que siga seu caminho espiritual com muita compaixão por si mesmo(a). Esteja atento(a) a sabedoria dos mestres, especialmente de quem traz a força do Orixá superior, Oxalá. Carta invertida: Essa carta é lida da mesma forma mesmo invertida, pois a luz não é afetada pela posição ou cartas ao redor. Oxalá é o Orixá mais importante, querido e cultuado! Em muitos lugares, especialmente no Brasil, ele é sincretizado com Jesus Cristo. Segundo a lenda, este Orixá foi criado pelo poder de Olorum, o próprio Deus. Oxalá pode ser visto tanto em aspecto jovem, como mais idoso, com uma coroa que lhe tampa o rosto e um cajado grande. O mais velho, e mais sábio, é chamado de Oxalá Oxalufã. O mais jovem é chamado de Oxalá Oxaguiã, e apresenta características de um guerreiro. Sua cor é o branco. Oxalá ama tudo que é branco! Lida com a paz, com as coisas puras e cuida de nossa mente e espírito. Ele conhece tudo sobre o tempo e é extremamente inteligente. Oxalá é a própria representação da benevolência, é o pai bondoso e segundo a mitologia, o próprio criador da humanidade! Ao filho de Olorum foi designada a tarefa de nos criar, com toda a sua dignidade e nobreza.

Interpretar

21 - Iku

Responde:

A morte faz parte da vida. Essa é uma frase muito sábia e que pessoas demoram muito para compreender profundamente. Iku é a palavra em Iorubá que significa morte. Uma visão capaz de arrepiar os pelos da espinha, por que todos nós tememos o fim. A morte significa enfrentar o desconhecido absoluto, deixar de existir, o final da vida. E será que amamos e vivemos essa vida com intensidade o suficiente? Será que se tivéssemos que repeti-la igualzinho, ficaríamos felizes? Todo mundo teme a morte, mas sem ela a gente não saberia como viver, faltaria emoção, desafio e magia. A morte, além disso, é transformação. Tudo morre no mundo, plantas se tornam alimentos de animais, que morrem e voltam para a terra. É assim que o próprio ciclo da vida se mantém. É por isso que se queremos mudar de vida, renovar nossa existência, precisamos deixar morrer a parte de nós que está atrapalhando. O que você precisa mudar? O que tem que deixar pra trás? Carta invertida: Para de se apegar! A vida é mais do que medo. Quem passa a vida toda com medo de perder, não ganha nada. Deixe pra lá esse desgosto com o que não tem jeito. Aceite que a vida tem seus percursos! Renove-se!

Interpretar

5 - Iansã

Responde:

Essa carta indica a força e a aceitação necessária para as mudanças da vida. O universo é cheio de reviravoltas, mas depois das tempestades vêm as calmarias. É preciso amar as mudanças, negar as estabilidades que nos deixam endurecidos. Iansã vem lembrar-se da coragem da guerreira, da luta pela vida. Carta invertida: Rivalidade, temperamento explosivo, situações complexas e mudanças bruscas. Iansã ou Oyá, é a Orixá dos ventos e das tempestades. Uma guerreira, que controla os raios e rege o espírito dos mortos, essa Orixá é representada segurando uma espada em uma mão e um instrumento feito de crinas de cavalo na outra. Com a espada ela assegura a coragem da guerreira - carregando sua lâmina com a força do raio - e com a crina ela afasta o espírito dos mortos. Assim como um temporal, Iansã é uma Orixá temperamental. Ela não gosta de limitações, classificações, lugares comuns. É a rainha do movimento, cheia de ar, com a energia do raio, cheia de alegria, sensualidade e destreza. Foi esposa de Ogum, mas contam as histórias que ela abandonou esse amante por ter se apaixonado por Xangô, cativada por seu charme. Suas cores são o vermelho e o dourado e ela é sincretizada com Santa Bárbara.

Interpretar

11 - Iemanjá

Responde:

Essa carta se relaciona a tudo que vem da água, insinua a sensualidade das ondas, o prazer, o carinho e tudo o que tem a energia do estado maternal. Ela se liga aos laços, ao romantismo, a fluidez dos peixes e águas marinhas. Liga-se também a tudo o que vem da energia feminina: criatividade, cuidado, imaginação. Ela também simboliza a bondade, os valores positivos que a mãe deve ter para cultivar em seus filhos um futuro próspero. Riqueza e saúde. Carta invertida: Cuide de seus valores, respeite a criação, saiba enxergar a grandiosidade e ouvir a voz de quem tem sabedoria. Cuide de si, ainda que esteja isolada ou tenha terminado um relacionamento. Aceite a imensidão do inconsciente! A rainha dos mares! Orixá profundamente respeitada, ela é padroeira dos pescadores, poderosa, ligada aos desígnios divinos como a maternidade, a fecundidade, os mistérios do inconsciente, dos grandes mares. Iemanjá, utiliza cores de tons azulados e dizem que todas as águas do mundo vieram de seus peitos. Gosta de flores brancas e perfumes, oferendas jogadas no mar em sua homenagem. Seu reinado avança pela vastidão dos oceanos, dos segredos profundos do mar. Ela é a imperatriz, grande mãe de todos nós, ligada sincreticamente (em várias regiões) a Nossa Senhora Aparecida.

Interpretar

23 - O diabo

Responde:

Essa carta significa um apego exagerado aos prazeres da carne, a vontade de destruição - e de auto destruição - e também instintos primitivos, vontades exacerbadas de sentirmos que somos o centro do universo. Carta invertida: Como é uma carta de peso negativo, ao inverter ela perde um pouco de suas tendências destrutivas. Significa aquela queda para os prazeres que pode ser benéfica em nossos dias. O momento em que se revolve ir pra festa, curtir uma farra, sexo casual, beber bebidas alcoólicas. O diabo não é cultuado pelas religiões de matriz africana - Umbanda e Candomblé - porém, a persistência dessa carta, utilizada na maioria dos tarots, reflete a existência do lado sombrio que habita na natureza humana. O diabo representa as crenças limitantes que nos aprisionam. Ele é, na verdade, um lado de nossa mente e espírito, o lado que é focado extremamente no apego material, no desejo de prevalecer a qualquer custo. O diabo é o reverso da energia da luz, que vem de Deus. Ou seja, estamos falando de ciúmes, inveja, desejos carnais incontroláveis pelos quais somos passíveis de sucumbir. Parte da criação, o lado da discórdia e da destruição, é por vezes parte de nossas ações cotidianas. A imagem horrível do diabo tem como fundo a ideia de nos trazer a tona os horrores de que a humanidade é capaz. Normalmente ele é acompanhado de um pentagrama invertido, que demonstra o desejo de colocar o material acima do espiritual, um desvio na conduta rumo ao saber sagrado da luz.

Interpretar

V de água

Responde:

O número cinco no tarô denota uma energia um tanto conflituosa. Normalmente é aqui que as complicações de cada naipe aparecem. No naipe de água, o mundo emocional é o que está em pauta, portanto é possível esperar um pouco de sofrimento nessa carta. Trata-se de tudo que nos fazer sofrer emocionalmente, sendo que a imagem mais forte é o luto. Energia negativa, sensação de perda, de sentir as energias drenadas. Essa situação pode envolver choro e um processo doloroso de desapego. No entanto, a vida é feita justamente desse tipo de reviravolta. Precisamos aprender a lidar com esses momentos de grande e profunda tristeza, quando parece que tiraram de nós um pouco de nossa força de viver. O lamento tem de terminar em algum momento. É importante lembrar que nem mesmo o luto pode durar por toda uma vida. Quando não desapegamos e deixamos o sofrimento para trás, ele gruda em nós e assim atraímos forças vampirescas que adoram se alimentar de energia negativa. Por outro lado, quando sofremos o que precisamos e depois deixamos isso para trás, o processo apenas nos torna mais fortes e capazes de viver a vida plenamente. Carta invertida: Uma situação muito dolorosa foi deixada para trás ou está no processo de ser absorvida pelo coração. No entanto, cuidado para não se apegar em uma esperança desesperada.

Interpretar

18 - A terra

Responde:

Essa carta representa a incrível relação entre todas as coisas. Está tudo conectado, o caos e a ordem se abraçam nas forças da vida. E você está também conectado(a) a esse imenso fluxo planetário. Sim. Sempre que sentir solidão, lembre-se disso. Não existe solidão nessa terra, que não seja ilusão do ego, de orgulho. Estamos todos conectados à mesma fonte, à mesma célula capaz de levar florestas, oceanos, rios. Lembre-se da totalidade, da presença de Deus em cada pequeno detalhe. Como disse William Blake: o infinito num grão de areia. Carta invertida: Isolamento, falta de capacidade de crer, preocupações, sensação de estar “nadando contra a corrente”. Nosso planeta! Com sua totalidade, nossa casa, símbolo máximo da vida, do ecossistema. Aqui existem todos os elementos, a água, o fogo, o ar e a terra. Combinados, gerando a fagulha que faz a vida borbulhar em cada canto de nosso mundo. Ela é a mãe-terra, que nos recebe, nos alimenta e nos ensina. É de onde saímos e para onde vamos depois da morte, de volta ao ciclo sem fim da vida.

Interpretar

24 - O prisioneiro escravizado

Responde:

Uma interpretação possível dessa carta é justamente a injustiça. O Tarot dos Orixás tem como referência as culturas africanas que resultaram na criação das religiões de origem Iorubá. Esses povos - como se sabe - foram trazidos à força e escravizados pelos brancos. A eles e elas foi negado o direito de existirem enquanto pessoas. Eram vistos como objetos, propriedade material de outras pessoas. Essa carta reflete toda a injustiça social. Afinal, qual existência é possível a partir da posição de escravizado, quanta luta é necessária para sobrepor as cargas da exploração? Essa carta é um convite à luta pela libertação, mais do que um lembrete das chagas e sofrimentos das quais foram vítimas o povo negro. Estamos falando de todo mundo que é perseguido, massacrado, intolerado por seus ideais, por sua busca pela liberdade e pela verdade. O significado desta carta muda a partir do lugar social que você ocupa. Se você é uma pessoa branca, privilegiada, de classe alta, é o momento de olhar para a sua vida e identificar como se libertar de conceitos negativos a respeito de qualquer superioridade. A humildade e a aceitação são seus caminhos. Se você é uma pessoa oprimida - por raça, sexo, gênero ou classe social - essa carta te lembra da força contida por gerações em pessoas que, como você, tiveram que lutar contra a cegueira da ignorância e do preconceito. Como um significado geral: cuidado com o que dizem por você pelas costas, com calúnias, desrespeitos, pessoas que querem vencer as suas custas, passar por cima de você para alcançar um lugar mais alto. Carta invertida: Toda a luta tem resultados, nessa vida ou na próxima. É hora de se libertar do que te aprisiona.

Interpretar

Mensagem do fogo

Responde:

Desde os tempos mais antigos, o fogo é usado como uma maneira mágica de se comunicar. As chamas dançam, sensualmente, tomando a forma de salamandras. Fogueiras são o centro de rituais e momentos de integração e congregação, além de afastar seres maléficos ou feras da noite. Velas são postas na hora de oração, como uma maneira de comunicar com o divino. Existem muitas formas de se olhar o fogo, mas é um fato que a sua luz e calor é essencial em nossas vidas. Ele nos lembra do nosso próprio fogo interior, a energia em nós capaz de nos fazer viver por anos, criando, inventando e construindo. Essa carta aparece para te lembrar dessa graça concedida pelo poder da vida. Você tem o poder em você, de criar e de destruir, assim como as chamas. O fogo cozinhar nossos alimentos, mas pode também queimar nossas casas. Pode aquecer noites frias ou servir como arma. O fogo é, em verdade, o que fazemos dele. Tanto no sentido sagrado quanto no profano, ele é um caminho, uma luz capaz de abrir as rotas da vida. Da mesma forma é sua vida. Você pode fazer dela o que quiser, utilizando essa energia solar e única em seu peito. Essa carta está te convidando a levar uma vida apaixonada, ver cada dia como uma grande dádiva, a ser agradecida e honrada. Viva como se não houvesse amanhã! Canalize seus sonhos, concentre a sua energia e se proteja da melhor forma. Destrua o que for preciso deixar para trás e batalhe pelos seus ideias. Seja justo (a) e saiba reconhecer o divino nas coisas. Carta invertida: Você tem ignorado as mensagens que vida está te dando. O brilho do fogo seduz, mas pode queimar aqueles que se perderem por suas trilhas. Cuidado com incêndios e com energia represada. Não fique triste, existe um fogo em você que queima em todos nós e ninguém está só.

Interpretar

Ás de fogo

Responde:

Essa carta também indica uma sensualidade muito presente, um desejo de obter prazer tanto com as pessoas quanto com a própria vida. Esse vigor sexual precisa ser transferido para atividades ou mesmo para relações amorosas. O fogo é o único elemento que precisa de outros para acontecer, algo precisa queimar para ele surgir. Concentre-se em alimentar-se bem e cuidar do corpo, para que o vigor de leão que está em você seja bem nutrido. Carta invertida: Os seus planos podem ser adiados ou cancelados, fazendo com que esse excesso de energia fique sem ter escape. É importante reencontrar o equilíbrio com outros elementos, planejar as coisas com antecedência e também descansar e recompor as energias quando for preciso. O fogo representa a energia de viver que arde dentro de nós. É o impulso criativo, a energia para criar, perseguir os objetivos e também de procriar. O ás é a primeira carta desse naipe e ainda trata de um aspecto primordial do elemento fogo. Aqui nada ainda foi construído, é apenas a pura energia de viver. Isso é algo muito bom, caso você esteja começando uma nova fase ou projeto na vida. O ás de fogo indica que sua energia está em alta, que você tem um verdadeiro tesão com a vida, capaz de te gerar coisas incríveis, desde que você foque sua energia e trabalhe em direção ao que quer.

Interpretar

III de Fogo

Responde:

Uma das melhores sensações é a que nos indica que estamos no caminho certo. Mas de onde essa certeza pode vir? Sabemos que o mundo abre caminhos, com ajuda dos Orixás e com a energia que colocamos em direção aos nossos objetivos, aos nossos pontos de chegada. No entanto, como é possível focalizar a sua energia em um caminho a percorrer se você não conseguir decidir e sentir qual é o rumo que deve tomar? Essa carta, o número III, indica justamente esse momento em que você consegue decidir qual caminho seguir. É importante notar, que toda vez que a gente “pega a estrada” para uma nova jornada, estamos deixando para trás o mundo no qual vivíamos antes. Isso é algo muito importante. Essa carta indica progresso, sabedoria, guiança, mas depende também de um planejamento, uma reflexão profunda e sincera que indique qual é a melhor rota para o seu destino. Assim que você decidir com o coração qual será a decisão, você poderá concentrar a sua energia e a terra lhe abrirá as portas. Carta invertida: Dificuldade para decidir uma solução, falta de confiança nas pessoas que querem te ajudar, falta de colaboração. Você precisa das pessoas ao seu redor, para tomar uma decisão. Cuidado para não criar uma “bagunça” na cabeça para evitar tomar uma decisão.

Interpretar

Mensagem do ar

Responde:

O ar é repleto de informações. Sinais de rádio e telefone são apenas a forma moderna de preencher o invisível de sentidos. Desde os tempos mais remotos, existem significados e ruídos que atravessam as ondas sonoras. O ar é em si comunicação. É por isso que a mensagem do ar tem a ver com a sua própria vontade de se comunicar, de expressar o que sente e colocar sentido no mundo. É preciso que você prossiga, levando muito a sério os compromissos que fez consigo mesmo (a). Se você não consegue cumprir promessas que faz para si, como pode confiar e obter confiança de outras pessoas? Nem mesmo seres astrais podem te ajudar, pois você irá desconfiar deles. Se você já confia em si, melhor ainda! É hora de comunicar a sua verdade no mundo por meio de suas ações. Você está protegido(a) pela vida e sua inspiração vem de dentro, do fundo misterioso de sua alma. É hora de se aperfeiçoar, especialmente no que condiz à sua mente. Leia mais! Alimente a sua mente, como diz o gato de Alice no País das Maravilhas. Assim, coisas boas crescerão de sua mente. Plante pensamento positivo e colherá bons frutos! Carta invertida: A sua falta de fé está minando a sua condição. Não adianta teimosia, alguma hora você terá de aceitar que precisa tomar responsabilidade por sua própria vida. Deixe de esperar essa força exterior e comece a cuidar de si, de seus pensamentos, de sua energia. Os resultados serão incríveis! Uma longa jornada te espera.

Interpretar

III de terra

Responde:

O número três sempre remete a uma união. É a construção, muitas vezes sagrada, de uma tríade, que faz as coisas pararem em pé. É por isso que essa carta remete a conjunção de esforços em relação a um bem comum, uma congregação, um projeto coletivo. O serviço comunitário ou religioso seria um bom exemplo de pessoas trabalhando em conjunto para agir em direção a um bem comum. Mas pode ser qualquer coisa. Sabe o projeto que você quer executar, mas parece impossível? Ele se torna possível quando você organiza e busca o apoio de outras vidas. Além disso, a carta pode indicar que você precisa encontrar a sua estrutura para agir em um universo mais institucional. Uma pessoa que trabalha sozinha, pode encontrar emprego em uma empresa ou então encontrar sócios que sejam exatamente o que precisava para avançar um pouco os negócios. Associações perfeitas para alavancar as coisas! Carta invertida: Talvez a vontade de fazer tudo sozinho (a) esteja atrapalhando a sua visão do todo. Cuidado com concentração excessiva em seu próprio ego, egoísmo. Procure unir esforços para criar uma estrutura em que possa se equilibrar.

Interpretar

20 - O Expulso

Responde:

O significado dessa carta fica um pouco mais trágico quando pensamos no destino desse ser: o exílio. Isso não significa que ele seja triste. Na verdade, é alegre pela sua inocência infantil. As coisas podem até dar certo! Geralmente o universo conspira para que tudo saia da melhor forma. Porém, ele está sempre enfrentando o risco de cair do precipício sem nem perceber onde estava. Se você está em uma situação em que sente que precisa ter controle para avançar, essa carta pode ter significados ambíguos, convidando à reflexão a respeito dos prós e contras de cada escolha. Você pode decidir abandonar o controle absoluto sobre suas ações. Mas se fizer isso, terá de contar com sua fé no universo e em sua intuição. Por outro lado, se decidir manter o controle e fazer isso de uma maneira alucinada ou mal pensada, pode ser justamente esse o desejo que te fará ser exilado ou considerado como estranho. Isso nem sempre é ruim! Precisamos libertar nossas mentes das pressões sociais, para não sermos 100% programados pelo que pensam de nós. Todo mundo precisa ter um pouco de loucura dentro de si! É o que nos faz únicos. Carta invertida: Cuidado para não ser inocente demais em situações perigosas. Perceba os sinais do universo, não se deixe levar tão facilmente. Cuidado com excesso de desapego, a vida é importante! Não tente discordar só por discordar e nem fique preso a uma opinião. Essa figura é a representação de um costume de povos antigos: quando um membro não se encaixava, expunha comportamentos estranhos ou ideias que não batiam com os demais, ele era mandado embora da vila, posto para vagar pelo mundo com a sua alegada loucura. Essa carta tem relação com o Louco do tarô tradicional. O louco não age da maneira racional que esperamos de uma pessoa adulta. Pelo contrário, suas atitudes parecem mais levadas pelo tipo de sentimento que guia as crianças. Ele não planeja, só vive o momento. Ele não espera nada, só vai, enfrentando a sua jornada, passo após passo.

Interpretar

9 - Oxumaré

Responde:

Essa carta remete a Roda da Fortuna no tarot tradicional, revelando um dos mistérios do universo: tudo muda e a sorte depende de inúmeros fatores para acontecer. Quem hoje é rico, amanhã pode ser pobre e assim será, de ciclo em ciclo, até o final dos tempos. Apesar disso, Oxumaré é considerado um Orixá que representa a riqueza e mudanças favoráveis. Se você está em um momento difícil, essa carta indica que mudanças positivas irão ocorrer ao seu favor. Oxumaré é muito poderoso e belo, liga o corpo e o espírito em seus opostos: grande capacidade de expressão, de atingir as pessoas, falar com a alma delas. Carta invertida: Tudo gira e, como dizem, “todo carnaval tem seu fim”. Se essa carta aparecer invertida, mudanças inesperadas podem trazer dificuldades. Dias tranquilos podem ser surpreendidos por temporais. Essa carta é sempre sobre ciclos. Lembre-se, no entanto, que o mundo sempre continua girando. Oxumaré é representado por uma serpente em um ambiente repleto de relações entre o equilíbrio e movimento. Dia e noite, masculino e feminino, céu e terra. Oxumaré coordena os ciclos e rodeia a própria terra, com suas voltas, com os dias do ano. É a “cobra do arco-íris” que aparece justamente no encontro entre a chuva e o sol, uma figura expressiva da passagem do tempo

Interpretar

Carta 3 - Pomba - Gira

Responde:

Essa carta pode significar tudo ao redor de festas, especialmente se for o caso de um casamento. Além disso, trazem a mensagem do amor, novos relacionamentos, flertes e sedução. Indicam o poder da energia feminina, com sua forte intuição para compreender os mistérios do amor. Carta invertida: Se a carta aparece invertida, é importante focar em aspectos relacionados ao exagero, impulsividade e certo oportunismo. A Pomba-Gira também é conhecida como Exú-feminina. Ela fica entre os Orixás e os homens, cuidando especialmente dos casos de amor. Existem várias Pomba-Giras: Cigana, Maria-Padilha, Maria Mulambo, Dama da Noite, das 7 encruzilhadas. Cada qual tem seu arquétipo especial, mas compartilham do mesmo fundo: a forte energia feminina, sensualidade e alegria. São dançarinas, risonhas e libertárias. A Pomba-Gira gosta de jóias e tem muito apreço pelas flores. Ela gosta de champagne e de cigarros, elementos que as conectam com a energia humana que precisam lidar ao ouvir nossas paixões. Elas são seres mágicos, cheias de graça e frequentemente consultadas para lidar com o amor. As Pombas-Giras espantam o mal com sua alegria e gargalhadas que cortam o ar quando são chamadas.

Interpretar

VIII de Fogo

Responde:

Sabe aqueles momentos em que tudo parece fluir magicamente? Suas ações estão dando resultados, seus supostos inimigos estão abrindo espaço para você agir, o campo parece livre e as suas associações vingaram projetos que te fazem sentir bem e que permitem a sua energia fluir com facilidade. Agora, tudo que estava contido em seu peito vai sair com fúria da natureza, em um verdadeiro espetáculo. Um vulcão em erupção, uma dançarina que parece ser tomada no êxtase da dança. Tudo se move e parece ir para o lugar certo, o seu sucesso! Mas cuidado, esse é um momento de movimento extraordinário, as coisas podem até mesmo ir mais rápido do que você imaginava, deixando uma vertigem no ar. É fácil perder o chão nesses momentos em que o fogo toma conta de tudo. Na vida amorosa, isso pode sugerir que a pessoa querida finalmente decidiu se entregar, mas sua entrega é tão voluptuosa que o mundo começa a girar mais rápido. Carta invertida: Algum bloqueio energético está atrapalhando seu sucesso. Cabe distanciar-se de pessoas invejosas e adquirir calma. Cuidado com movimentos muito bruscos e sem pensamento prévio.

Interpretar

Ás de Terra

Responde:

Essa carta indica que uma estabilidade está por vir, que muito trabalho esta por ser feito e que muitos frutos serão colhidos. Se você estiver com problemas financeiros, essa carta indica melhoras, mas tudo depende de seu esforço. É preciso investir, pois somente dando nossa energia é que podemos construir as coisas. Se você tem uma ideia de negócio, avance e persiga seu objetivo, dê tudo de si. Carta invertida: Uma coisa é ter uma visão do sucesso e perseguir seus objetivos. Não caia em demasiada cobiça e evite entrar em apostas e jogos de azar. Essas paixões, que permitem enriquecer facilmente, não são sua opção no momento. A terra é o elemento ligado ao material. O naipe de terra é todo ligado aos nossos esforços de construir as coisas efetivamente, na materialidade. Unimos nossas ferramentas, utilizamos nossos esforços e começamos um novo projeto, construindo do nada, utilizando a força do touro e de outros animais terrenos para conseguir avançar por terrenos nunca antes explorados. O ás é essa energia condensada, ainda não codificada pelos sucessos e frustrações da jornada. Estamos falando da energia pura da terra, da mãe gaia, que não cessa de construir da morte a vida. Florestas, cidades, pessoas e animais brotam vida dessa terra que nos foi dada.

Interpretar

VIII de água

Responde:

O oito é um número reconhecido pelo seu forte simbolismo. O símbolo do infinito, ligado ao sucesso e a estrutura. Quando trazido em compasso com o elemento de água, vemos a possibilidade de que esse elemento - conhecido pela passividade - possa ter conotações destrutivas. As emoções podem nos abalar de maneira intensa, assim como um dilúvio, cheia ou tempestade. Essa carta guarda todos esses perigos de explosão e destruição emocional. Uma parcela de tristeza está contida no universo aquático, nas profundezas obscuras nas quais moram seres marinhos. As regiões banhadas de mar no Brasil, como nas praias da Bahia, são conhecidas pelas histórias de pescadores e suas jangadas que foram levados para o mar. Certa vez Dorival Caymmi cantou “é doce morrer no mar”, contemplando a força da tristeza e da resiliência de quem desbrava os oceanos. Da mesma forma, essa carta nos convida a termos força diante do que perdemos. Vítimas de desastres naturais, enchentes e furacões, conhecem o desafio de ter de reconstruir tudo do nada. Todos esses exemplos são metáforas da necessidade de nos reerguermos dos destroços de nossas emoções, quando temos de aceitar as perdas da vida. Carta invertida: É o momento de buscar sabedoria espiritual para conseguir deixar para trás o apego ao que se partiu. Existe essa possibilidade, um caminho está aberto para você. Seja generoso(a) consigo.

Interpretar

Duendes e gnomos

Responde:

Os gnomos são seres muito antigos e experientes. Conhecem tudo da terra e são grandes parceiros da mãe natureza no processo de proteger a natureza. Essa carta indica sorte em empreendimentos financeiros e materiais. Mas tome cuidado, as mensagens dos duendes podem vir de formas cifradas. Se você começar a perder objetos ou encontrar objetos por aí, não veja como simples acaso, comece a refletir sobre o que significam essas ocorrências, encontrando mensagens escondidas. É assim que o universo se comunica conosco, por meio de sincronicidades e eventos cotidianos que costumam passar despercebidos. Os gnomos podem ser símbolos dessa comunicação do universo conosco. São muito ligados a terra e por isso utilizam fatos materiais para expressar seu apreço ou desgosto com nossas ações. Carta invertida: As mensagens estão mais claras do que nunca. Evite egoísmos, apego e desejo de possuir tudo o que reluz. Cuidado com questões jurídicas. Evite andar muito distraído (a) para não perder dinheiro ou documentos importantes.

Interpretar

Salamandras

Responde:

Salamandra é um tradicional símbolo relacionado ao povo. Diversas culturas acreditavam que ela tinha o poder de passar sem ser queimada por qualquer chama. Essa carta traz a tona uma personalidade forte, guerreira, pronta para vencer desafios e desbravar a vida com paixão e destemidamente. Estamos falando de uma personalidade forte, com um grande ímpeto para fazer qualquer coisa que realmente sentir-se empolgado (a). Ela pode significar um momento de realmente bater o pé para o que você quer. Criar estratégias, planos de ações e, finalmente, colocar em práticas os seus sonhos. Força de vontade não lhe falta, o fogo está do seu lado e se você não colocar em prática seus desejos ele tentará sair de formas que não são o que você deseja. Canalize seus esforços e aproveite essa energia extra que o universo está te reservando! Além disso, a salamandra é um ser protetor, que poderá te guiar e “passar pelo fogo” por você em momentos de dificuldade. Aproveite essa mensagem para cultivar a paz anterior e desviar ideias negativas. Carta invertida: Cuidado com excesso de vontade de realizar coisas sem o devido planejamento. Pimenta demais pode deixar a sua boca queimando. Cuidado com problemas digestivos relacionados a impaciência e nervosismo. Talvez seja bom delegar tarefas para outras pessoas.

Interpretar

Elemento Fogo

Responde:

Essa carta indica a presença do elemento fogo em nossas vidas. É preciso refletir e condecorar as entidades e personalidades ligadas ao fogo, que sempre precisa ser alimentado para continuar vivendo. Nossa própria vida é o combustível de nosso fogo interno. Você tem vivido intensamente? Tem apreciado o calor do sol? Você tem dado tudo de si para o que faz, para o que ama? A fogueira só apaga quando não cuidamos dela, cuide de sua fogueira, da chama que habita seu coração. Essa carta indica vitalidade, força de viver, energia combativa e calor humano. Carta invertida: Excesso de fogo pode queimar! Não brinque com fogo sem saber, não cuspa fogo em excessos de agressividade. Pense bem antes de agir, busque se aterrar, não privilegie a sua vontade sobre os sentimentos. A essência da vida, da pulsão que nos leva a andar, agir, amar, procriar. O princípio do fogo está presente em tudo em nossas vidas. Usamos seu poder para cozinhar, para nos aquecer no frio, para destruir e criar, para a locomoção. Ele representa o amor e a guerra, com a sensualidade de suas chamas capazes de seduzir e queimar nossos dedos que inocentemente resolvem brincar com seu espectro dançante. O fogo é a essência da ação e do deslumbre. Um leão do qual não podemos desgrudar os olhos, com seus movimentos sinuosos e o risco inegável de suas garras e presas.

Interpretar

VI de ar

Responde:

Ah, o alívio! Como é bom deixar algumas coisas para trás. Mesmo que seja um momento triste, deixar ideias pesadas ou conflitos do passado para trás é sinal de uma renovação. Mesmo que você não saiba para que águas esteja indo, migrar é sinal da vida, de movimento, de renovação. É um momento interessante para se unir com pessoas que tenham pensamentos ou questões parecidas com a sua, para buscar um novo lugar ao sol. Você pode estar se afastando de algo que foi muito difícil deixar para trás, como pensamentos negativos, depressão, luto ou qualquer tipo de sofrimento. Essa carta pode significar mesmo um rito de passagem, o símbolo de uma nova era de renovação e até mesmo uma viagem. Carta invertida: Você precisa urgentemente mudar de perspectiva, mudar de pensamento, olhar a vida com mais positividade. Cuidado com a imobilidade, com confortos negativos. É hora de se mexer, sacudir a poeira e dar a volta por cima.

Interpretar

16 - O homem

Responde:

Essa carta indica justamente o poder do homem enquanto espécie: a esperança. A estrela que reside no céu, que nos guia, que nos concede desejos. Você pode aguardar maravilhas e resultados, pois disso é feito a vida humana. Criação, imaginação, um novo dia. Carta invertida: Aqui as coisas ficam invertidas. Ao invés de focar no espírito, você pode estar se apegando muito aos valores materiais. Cuidado para não enxergar as coisas ao contrário do que são. Uma carta sobre nossa espécie, nossa natureza: a humanidade. O homem é a combinação dos elementos em uma arquitetura com origem divina. Somos água, fogo, terra, ar e espírito. Dessa delicada alquimia, ainda precisamos desvendar os segredos mais profundos. Seres que sonham, amam, crescem, vivem e morrem. A beleza da vida será sempre observada por nossos olhos que a terra há de comer. O homem é um delírio, com sua existência, com suas questões não respondidas. Somos todos nós, vivendo nesse mundo grande, cheios de esperança, olhando para as estrelas, guiando-nos pela lua, domesticando e entendendo os animais. Como demonstraram os desenhos de Leonardo Da Vinci, nosso corpo é justamente a imagem do pentagrama. O diagrama de nossos fluxos energéticos, caminhos que sobem e descem.

Interpretar

IX de ar

Responde:

Muitas vezes nos vemos cheios de preocupações. Contas para pagar, problemas cotidianos, relacionamentos. Tudo gera uma grande bola de neve da qual não conseguimos nos desvencilhar com facilidade. Parece que está tudo dando errado e a gente fica incerta sobre qual atitude tomar. Nesse contexto, não é estranho que as pessoas fiquem com insônia, dificuldades para descansar, passando a noite revirando situações e remexendo problemas. Sentimos-nos como um pássaro que está sendo alvo de contínuas tentativas de aprisionamento. No entanto, ficar remoendo situações e revisitando problemas não é a melhor forma de resolvê-los. Uma pessoa precisa ter a mente no lugar para considerar diferentes ações e bolar estratégias positivas para seguir em frente. Essa carta vem nos lembrar disso. Você pode estar dando toda a sua energia mental para um ciclo sem saída. Ainda assim, é possível que a situação não seja exatamente tão dramática quanto você pensa. E mesmo que seja deixar o teatro da mente cheio de angústia e sofrimento não trará uma solução para você. Nesse momento, o elemento ar te lembra de respirar. A respiração é vista como algo simplesmente orgânico, mas é uma grande ferramenta para que a gente controle nossas emoções. Respire profundamente, deixe o ar penetrar em suas células, busque organizar a mente e evite pressionar demasiadamente a si mesmo (a). Carta invertida: É hora de tomar ações concretas em relação ao que está te perturbando. Saia do casulo, deixe de ficar pensando demais e tome uma decisão. A vida não espera e é preciso força para enfrentar mesmo situações muito difíceis.

Interpretar

IX de Fogo

Responde:

Se a guerra fosse feita apenas de uma batalha, o mundo seria bem diferente. Às vezes o movimento das coisas pode parecer injusto conosco. Afinal, você deu tudo de si, passou por vários estágios em seu processo, planejou, venceu adversários, lutou com garra e ainda assim, parece que o mundo não te dá uma trela! Nada dura para sempre e essa carta vem indicar que apesar das dificuldades, você precisa manter-se firme. Depois de tantas batalhas é normal sentir cansaço e até mesmo as injúrias das batalhas. No entanto, é preciso manter-se firme e tomar atitudes adequadas para a sua situação. Mesmo queimando lindamente, todas as fogueiras precisam ser alimentadas com nova lenha. No seu caso, é o momento de evitar desperdícios de energia, especialmente os que envolvem álcool, festejos e sexo. Apesar de parecer que são maneiras boas de manter a vitalidade, essas ações podem apenas ajudar a sensação de exaustão, perturbando a sua energia vital. Reconecte-se com seus princípios e objetivos e não deixe a vida te abalar.

Interpretar

III de ar

Responde:

Em nossa vida, aprendemos as coisas de diversas formas. Porém, uma das mais eficazes é o sofrimento. Normalmente, o sofrimento é ligado mais aos sentimentos, mas o pensamento pode ser a maior fonte de questões complexas, que buscamos desvendar. Essa carta indica o aprendizado e a força mental que adquirimos por lidar com situações difíceis do passado. É possível que você tenha passado por uma separação ou que algo muito querido foi arriscado ou perdido. O incrível é que uma situação de fragilidade como essa pode te transformar em alvo fácil para riscos tanto internos como externos. Uma pessoa que sofreu com uma separação pode ficar muito ciumenta em suas próximas relações e gerar discórdia. Uma pessoa que não superou traumas passados pode alimentar desejos de vingança extremos. É preciso remendar o que foi partido em si e vestir as cicatrizes das dores passadas como um manto que te fortaleça, ao invés de te deixar mais fraco (a). Cuidado com carência emocional, dependência e outras táticas que usamos para não enfrentar nossas próprias dores. Além disso, essa vulnerabilidade mal processada pode atrair vampiros astrais e pessoas mal intencionadas. Carta invertida: A necessidade de aprender com as dores se torna mais forte ainda. Somem os aspectos positivos e sobre apenas um forte desejo de vingança, ou então você pode começar as coisas dos outros por sentir-se injustiçado (a). Cuide também de não sentir pena, remorso, culpa ou mesmo de comunicar-se violentamente como forma de sobressair. É preciso tirar esse espinho que te faz sofrer para continuar a vida em paz.

Interpretar

Fadas e silfos

Responde:

Nos contos de fadas, as fadas são seres mágicos que aparecem para ajudar em momentos de dificuldade. Seres sábios tem o poder de expandir as ideias e se comunicam de maneira excepcional, rápidas e ágeis em suas ações. No sentido místico, podemos dizer que as fadas são representações de nosso eu superior, que também pode ser visto como uma espécie de anjo da guarda. Elas indicam que dentro de nós temos uma sabedoria infinita, mas que precisa ser aos poucos decifrada e aplicada na vida. Se você está em uma baixa energética, é importante ouvir o que pessoas inspiradoras têm a dizer! Pode ser alguém conhecido, mas também pode ser um livro, um vídeo na internet ou mesmo a tia que vende pipocas na esquina. Um dos maiores conflitos das fadas são a falta de capacidade de seus protegidos (as) de ouvirem seus conselhos. A sabedoria só pode ter efeito se for aplicada na vida! Você é uma pessoa agradável e decidida em suas convicções. Se não se sente assim é por que precisa descobrir esse ser mágico dentro de você! Carta invertida: Cuidado com ilusões, não espere que alguém vai vir e te salvar. Preste atenção em pequenos passos, mas cultive uma mente clara, sem tentar forçar os seus desejos na vida real.

Interpretar

V de Terra

Responde:

A vida tem seus altos e baixos. Todo mundo, hora ou outra, pode cair em uma situação difícil. Perder o emprego, passar por um momento de pagar dívidas ou mesmo ver-se em uma situação de pobreza. O mais irônico é que uma pessoa que aceita as flutuações da vida e age com sabedoria, aprende as lições mais poderosas justamente nos momentos em que parece que nada vai dar certo. Essa carta indica um momento desses. As coisas materiais, como trabalho, finanças ou mesmo a saúde corporal, podem não estar no melhor momento. No entanto, esse é justamente o momento de concentrar no espírito. Isso porque quando passamos por um momento de dificuldade material, percebemos que não estamos sozinhos. Essa carta mostra que a terra e benévola e que podemos contar com a presença do divino mesmo nas situações mais trágicas. Além disso, essa carta indica que você obterá ajuda de pessoas que te amam e estão presentes para te dar apoio. É hora de aprender as lições devidas, mesmo que seja difícil! Carta invertida: Se você contar com as pessoas ao seu redor e conseguir confiar em seu próprio valor, logo tudo voltará ao normal e você poderá retomar a situação material que deseja estar.

Interpretar

Mensagem da terra

Responde:

A terra nos proporciona tudo o que nos permite viver. Essa carta aparece como uma generosidade extra, um lembrete de que as coisas estão ao seu favor e que muito sucesso e riqueza pode vir ao seu auxílio. Os gnomos e seres da floresta estão vivos e requisitam que você olhe para a natureza com mais frequência. Existem riquezas imensuráveis em nosso mundo e todos nós somos supostos guardiões desse universo natural. Sempre jogue lixo no lixo e tome cuidado com ações despreocupadas, daquelas que fazem você pensar que “não é com você”. Se você portar-se de maneira adequada, agindo conforme seus preceitos morais, trabalhando de forma justa e dando energia para seus empreendimentos, a terra lhe recompensará com tudo o que você merece. Pense em adicionar plantas em sua casa e até mesmo passar um tempo com as árvores mais próximas de seu bairro. É um bom lugar para você alimentar sonhos e descarregar as energias. A terra, benevolente, absorve tudo de ruim que devemos dispensar. Vá em frente em seus projetos! Confie em sua visão. Carta invertida: Esteja pronto (a) para aprender. Evite a pressa e faça da economia uma maneira de se manter firme e não uma ambição prejudicial. Cuide de seu corpo, pois doenças podem vir a aparecer. Cuidado com a seca e procure proteger-se de fatores naturais, como secas ou pragas em uma plantação.

Interpretar

13 - Babalorixá

Responde:

Essa carta significa forte bom senso, ação a partir de uma verdade interior. Na correspondência com o tarô tradicional, esse seria o mago, com a capacidade de conciliar os 4 elementos em direção de sua vontade. O babalorixá também indica a força de vontade de quem se deparar com essa carta. Para você chegar onde você quer, é preciso trabalhar a si mesmo(a)! Aperfeiçoar-se, transformar chumbo em ouro, como um alquimista. É um processo árduo e compensador. Um sacerdote demonstra os resultados do trabalho energético, em busca da paz e do bem: pessoas ao seu redor, não lhe falta nada e qualquer situação lhe convém. É um líder, humano, com quem qualquer pessoa pode se identificar. Carta invertida: Dificuldade para acreditar no seu potencial. É preciso retomar o trabalho, criar amor próprio, saudar as energias universais. Cuidado com impulsividade, busque agir de uma maneira condizente com seus valores. Não acredite que é maior ou melhor do que os outros, esse pensamento não funciona. Um sacerdote. Essa é a definição mais simples do que seria um babalorixá. Com sua sabedoria, experiência, calma e capacidade de lidar com os elementos sagrados, ele é uma figura respeitável e virtuosa. Ele afasta o mal, roga a deus por misericórdia, trabalha as cores e as energias dos Orixás. Indica a potência da ação e do aperfeiçoamento humano e também a capacidade de ajudar, facilitar e cobrar das pessoas as atitudes corretas quanto ao crescimento espiritual. Apesar disso tudo, o babalorixá é apenas uma pessoa comum, que sabe saudar os Orixás e se comunicar com os planos divinos. É uma pessoa que exerce uma função, que exige cautela, disciplina e espiritualidade.

Interpretar

10 - Oxum

Responde:

Essa carta aglomera todas essas energias. A vitalidade, o equilíbrio e a intuição de Oxum, trazem para você a mensagem de se voltar ao interior, procurar expressar a sua intuição, encontrar a sua verdade e buscar os conhecimentos ocultos. Ela também sugere lidar com gentileza nas situações, valorizando a doçura e a percepção calma das coisas. Carta invertida: vaidade excessiva, orgulho, necessidade muito grande de aprender tato e sutileza. Aprender a ouvir e a apreciar as pequenas coisas. Salve mamãe Oxum! A Orixá das águas doces, a belíssima rainha das cachoeiras, amante do ouro e dos adornos. Tão sensível quanto temperamental, pois estamos falando de água: emoções, intuição profunda e mistérios do universo. Ao mesmo tempo em que é compreensiva, ela toma a potência da água para ser igual a imensidão. Oxum é um dos Orixás mais queridos, por sua sabedoria profunda, conciliadora, conhecedora dos trabalhos relacionados ao amor. Capaz de adoçar o coração endurecido e comover com apenas uma lágrima a nobreza dos outros orixás. Ela gosta de jóias, é muito vaidosa, utilizando sua beleza para expressar a profundidade de seu interior.

Interpretar

17 - A aldeia

Responde:

Essa carta traz a tona o caos, o perigo, a destruição. A vida não é só felicidade, a natureza é benéfica, temos água para beber, sol para nos dar energia e iluminar, ar para respirar e terra para plantar. Mas a terra pode secar, a água vira uma tempestade ou dilúvio, o sol pode queimar e o ar ficar intragável. Sim, mas na aldeia estaremos juntos, todos no mesmo barco. E quando passar a grande sina, veremos que nos restou o que mais importava: nosso espírito, nossa essência, nossa conexão com o mundo. Carta invertida: Superação de uma situação de caos ou uma perturbação pequena, que vai passar logo. Como seres humanos, adoramos construir. Somos pessoas, nos unimos em comunidades, procuramos criar civilizações que se mantenham, queremos ser invencíveis. Esse desejo de ser um, de criar uma estabilidade, de dizer “eu” e “nós”. Tudo isso pode ser retirado com uma simples tempestade. Um raio certeiro, um terremoto, a invasão da aldeia pelo caos eufórico e divino, dos poderes da destruição. Se só existisse a criação, como aprenderíamos a superar os obstáculos? Se não houvesse o fim, como poderíamos sentir o frescor de um recomeço?

Interpretar

Carta 4 - Ogum

Responde:

Essa carta indica a vitória do bem sobre o mal através do amor. O belo espírito de Ogum nos faz perceber que existe sempre uma forma de prevalecer a inteligência sobre a força bruta. Esse é o sentido de um verdadeiro guerreiro. Carta invertida: A carta invertida demonstra a necessidade de trazer mais gentileza para a batalha, buscando força para enfrentar os desafios. Não adianta desistir e nem tentar vencer a força bruta, é preciso trazer inteligência, estratégia e generosidade para vencer na vida. Segurando uma espada na mão e uma lança na outra, Ogum é um Orixá guerreiro. Sincretizado com São Jorge em várias culturas, é um forte e valente homem que também é o patrono do ferro e do aço. O Orixá guerreiro vem trazer o amor para vencer o mal, desfazer feitiços maléficos e proteger seus filhos. Além disso, usa sua espada para abrir as matas fechadas, sendo um ser ligado a mata, a floresta e a tudo que é verde na natureza. Esse Orixá sente prazer ao lutar pela justiça, marcando a ferro e fogo o caminho pelo qual passa. Ele nunca desiste antes de triunfar sobre o mal. Um Orixá viril, sedutor, não gosta de ficar parado e busca sempre o movimento. Ele é ao mesmo tempo gentil e combativo. Sabe tudo da natureza ao mesmo tempo em que faz da metalurgia uma arte ancestral.

Interpretar

Elemento água

Responde:

Essa carta simboliza o elemento água em sua totalidade. É a água que purifica, que limpa, que benze, que destrói. Ela simboliza o sentimento, mata nossa sede. Os rios fluem como o tempo, os oceanos são profundos como nossa mente. A água, além disso, consegue absorver qualquer impacto e nunca quebra, tal qual a beleza de sua constituição química. Oxum e Iemanjá nos lembram da energia feminina desse elemento. A água também nos lembra que nem sempre a passividade deve ser vista como uma característica ruim. Na verdade, existe toda uma sabedoria cuja liquidez é o maior símbolo. Para aprender, você precisa ouvir: uma atividade passiva. Para entender, você precisa sentir: uma atividade passiva. É assim que nossos sentimentos vão se moldando ao redor de nossa vida, preenchendo nossas mentes e nossos corações. Essa carta indica poderes psíquicos, espiritualidade acentuada, emoções fortes, criatividade e sabedoria. Carta invertida: Sede, beba muita água! Somos feitos 70% de água. Hidrate-se, libere seus sentimentos, aprenda a ouvir. Se for uma pessoa com energia masculina, concentre-se em alimentar sua sensibilidade.

Interpretar

II de Terra

Responde:

Essa carta te convida a usar poderes mágicos para manejar seu tempo e esforço. Talvez o mundo requisite que você esteja em dois lugares ao mesmo tempo! Ou que decida entre um emprego e outro. De toda forma, essa dualidade será resolvida por seu equilíbrio interno e não por ajudas externas. Carta invertida: O mundo parece muito difícil e bagunçado e você sente dificuldade em focar e concentrar seus esforços. Não deixe as emoções te abalarem, firme seus pés no que conhece evite tomar decisões precipitadas. O dois é o princípio da tentativa de um equilíbrio. Um portal para outra realidade, uma forma de ganhar a vida. O dois de terra é o início de uma jornada. A primeira coisa que desejamos é encontrar um caminho firme para que possamos seguir, não é? As pessoas buscam a estabilidade financeira, uma casa própria, um carro para que possam andar. No entanto, nem sempre temos os recursos que precisamos para alcançar. Mas você tem recursos, você seus próprios poderes “mágicos” que vieram de toda a sua experiência vital até o momento, independentemente de seu momento atual. É preciso aprender a jogar e criar sua estabilidade a partir do que você tem. O mundo continua revolto e é compreensível que escolher um caminho pareça assustador. Quando se tem pouco, é difícil conseguir arriscar. Mas para conseguir avançar seu projeto, seu trabalho, sua vida financeira, é preciso tornar-se um verdadeiro equilibrista.

Interpretar

X de Terra

Responde:

O momento tão esperado chegou! O sucesso. E não foi nada dado de mão beijada, pelo contrário, muito esforço foi envolvido, muito trabalho e energia dispendida. Essa carta indica plenitude material, recursos financeiros, uma família saudável e bem fundada em uma estrutura criada aos poucos, com destreza e experiência de transformar o barro em cerâmica. Sim, nesse momento um (a) chefe de família pode ver suas realizações terem efeitos. Os filhos crescem saudáveis, o contexto é todo propício para celebrações, almoços de domingo com todo mundo reunido. O que você queria foi alcançado, independentemente do objetivo, a sua realidade hoje é um reflexo de seus sonhos. Pode ser também que você herdou uma posição de sucesso, um império adquirido. Isso não significa que não existe celebração, mas é importante manter o foco em um espírito de gratidão às dádivas recebidas e encontrar um equilíbrio que mantenha o sucesso alcançado. Um bom momento para investir, fazer render o dinheiro em aplicações bem sucedidas. Carta invertida: Nem tudo ocorreu como você queria. Sonhos grandiosos parecem muito distantes. Problemas familiares estão atrapalhando a harmonia desejada. Quando os caminhos se confundem, é melhor concentrar-se em fazer as coisas com cuidado, desde as bases, sem dar atenção desmedida aos resultados e ambições.

Interpretar

V de Fogo

Responde:

DIzem que quem brinca com fogo pode se queimar. Mas, no entanto, toda batalha envolve você tomar uns golpes também, que te farão aprender por onde e, especialmente, com quem caminhar. Essa carta reserva alguns conflitos possíveis. É muito fogo envolvido, muita vontade, muitos objetivos e isso pode gerar conflitos de interesses com outras pessoas. É preciso manter a garra e se concentrar em suas ideias, sem tornar-se autoritário (a). Muitas vezes, é justamente um momento de conflito desse tipo que abrirá as portas para ações futuras em conjunto. O conflito faz parte de qualquer produção de sucesso. Essa ideia é compreendida por bons gerentes em empresa, diretores de filmes e pessoas envolvidas em qualquer empreendimento coletivo. Outra interpretação revela a necessidade de lutar para fazer valer o que você acha certo. É preciso, às vezes, domar verdadeiras feras ou subjugar monstros para conseguir chegar onde se deseja. A vida é uma aventura e você tem fogo o suficiente para criar suas armas. Mas cuidado, é preciso de intuição e sabedoria, cuidado com excesso de conflito e muito apego às suas ideias sobre como as coisas devem ser. Carta invertida: Os conflitos estão terminando, as ideias opostas mostram-se como formas diferentes de chegar a um mesmo resultado. Momento de união de forças para um bem comum.

Interpretar

X de água

Responde:

O dez é a conclusão de uma longa jornada e também o retorno ao que existe de mais simples e elementar na alegria e construção de uma saúde emocional. Essa carta é especialmente voltada para esse sentimento de completude espiritual, jovialidade, comunhão e realização emocional. Um dos símbolos mais comuns para essa energia é uma família completa, feliz, aproveitando a simplicidade da presença do próximo em um belo jardim. Essa imagem implica em qualquer conjunto de pessoas que te faça sentir assim, que seja a sua família. Além disso, essa carta implica em grande coragem para assumir quem você é. Estamos falando do sucesso no processo de trabalhar suas emoções, de cultivar o que te faz bem e se desfazer do que te faz mal. A água contém a sabedoria profunda do universo: ela é fluida, adaptável. Pode ser uma gota, pode ser um rio, pode ser o oceano. Dela, não se separa uma porção que não contenha a sua essência. É uma união que só gera frutos, criações, filhos, obras, trabalhos, projetos. Carta invertida: Indica uma crise capaz de abalar o que era mais certo pra você. Cuidado com perturbações na família ou no trabalho. Tenha certeza de estar lutando pelos valores que você realmente acredita e não deixando se levar por preceitos egoístas.

Interpretar

VII de Terra

Responde:

Quanto trabalho foi envolvido até o momento para construir tudo o que você tem! Você possivelmente está em um momento de reflexão sobre isso, pois está começando a colher os frutos de seus esforços. É um momento de pausa, um descanso antes de enfrentar o resto de seu caminho rumo ao sucesso, pois ainda não chegou ao fim. Onde você acertou? Onde errou? Qual é a qualidade dos resultados que você tem observado em sua vida cotidiana? Essas perguntas são naturais nesse momento. Se estiver sentindo-se cansado(a), tome cuidado para essa dispêndio de energia não atrapalhar a sua visão do que você fez. Nesse momento é comum que a fadiga nos leve a pensar que as coisas não valeram tanto a pena assim. Talvez você reflita sobre seu caminho e perca um pouco da motivação para prosseguir. Não deixe esses sentimentos te abalarem. O descanso é necessário, procure refletir sobre sua vida material de uma maneira generosa. Seja grato (a) pelo que conseguiu com tanto esforço e prepare-se para um novo dia. Carta invertida: Os resultados da colheita não foram o que você esperava. Você buscou algo muito alto e muito difícil e sente que não tem força para alcançar, agora na reta final. Cuidado com falta de análise. Procure calcular melhor a relação entre seus esforços e seus resultados. Trabalhe melhor e não mais.

Interpretar

Carta 2 - Exu

Responde:

Essa carta indica sucesso na comunicação, abertura de caminhos, aprofundar o espiritual ainda que por meio dos desejos da carne. Indica ajuda no caminho psíquico que você levará. Significa também fertilidade sexual e boa sorte nos negócios. Carta invertida: Tome cuidado com a preguiça e com o excesso de prazeres mundanos. É preciso entrar em contato com seu interior para sobrepor a falta de energia. Cuidado com a infidelidade. Exu é o senhor das encruzilhadas, por isso ligado a abertura dos caminhos. Esse Orixá habita uma região entre a humanidade e o divino, sendo ligado à possibilidade comunicação entre os dois planos. Ele traz para nós os recados do plano astral e leva seu trabalho com muita seriedade. É por isso que ele gosta de tomar cachaça e fumar charuto, uma maneira de se aproximar de nosso campo astral. Exu limpa as energias humanas e remexe, com seu tridente, nossas impurezas, afastando o mal e limpando os caminhos. É ele também que leva nossos pedidos para os outros Orixás. Sua energia é viril e criadora, um fiel companheiro nas horas de dificuldade. Suas cores são o vermelho e o preto, assim com Elegua, do qual faz parte como arquétipo.

Interpretar

Elemento do ar

Responde:

Um dos elementos mais misteriosos e significativos, o ar é o único invisível e impalpável. Os riscos que vem do ar podem nos assustar por não conseguimos ver, como vírus e bactérias. Existe toda uma vida no ar, na sua consistência etérea e a Oya - Orixá das tempestades - o movimenta com o sabor dos ventos que vêm agitar nossa vida. O elemento ar é ligado aos nossos pensamentos e a nossa comunicação. Estamos falando dessa área de nossa vida que é incerta, já que ninguém sabe exatamente o que o outro está pensando e nem se as palavras ditas são totalmente reflexo da mente. Assim, é um elemento que nos traz a necessidade de confiança, tanto em nós mesmos quanto nas pessoas que são próximas. O pensamento é muito mais poderoso do que pensamentos e a fala tem um poder de construção muito forte. Lembre-se que diversas religiosidades abordam o que “no começo era o verbo”. Seria a própria voz de Deus o que criou o mundo. Da mesma forma, quando falamos algo, colocamos no ar o que sentimos, transformando ideias em vibrações no mundo. Tudo isso se concretiza na verdadeira criação de nosso mundo pessoal. Cuidado com pensamentos e palavras negativas. Deixa para trás a fofoca e evite julgar as pessoas. Carta invertida: Você precisa urgentemente respirar. Se mora em cidade grande, tente ao menos passar um dia no parque. Fique perto de plantas ou árvores, evite que as ideias tomem a sua mente de maneiras negativas e fale somente quando sentir que está conectado com seu eu verdadeiro. É um momento de cuidar da sua tranquilidade e espírito.

Interpretar

Mensagem da água

Responde:

Uma carta de trunfo espiritual! A água com toda a sua exuberância, é um símbolo de equilíbrio, espiritualidade, sentimento e emoção. Imagina ter todos esses aspectos sob controle? Ou ainda, conseguir entregar-se na vida dessa forma. A mensagem da água está contida em sua própria essência. Ela se adapta, absorve os impactos da vida, nos encanta. Aqui entram todos os arquétipos de água sugerindo que as emoções são seu caminho de trabalho espiritual. Sua psique é profundamente bela e complexa, cheia de luzes e sombras, seres do mar. Da mesma forma, grandes porções de água representam o inconsciente. Ou seja, tudo o que está escondido por debaixo de seu pensamento cotidiano. As mensagens da água aparecem frequentemente nos sonhos e não é má ideia começar a prestar atenção neles, até mesmo ao acordar de manhã. Entenda as suas emoções, para tornar-se um ser expressivo, criativo, capaz de ultrapassar qualquer situação com a sua sensibilidade. Carta invertida: Cuidado com emoções que te abalam de maneiras negativas. Pessoa muito temperamental ou chorosa. É preciso aceitar o mundo como é para poder mudá-lo. Tenha equilíbrio em seu idealismo.

Interpretar

15 - O casal

Responde:

Essa carta é ideal para quem está em busca de amor, fazendo leituras atrás de romance ou de compreender melhor a vida amorosa. É a carta que se relaciona aos amantes no tarot tradicional. O casal ideal, representado na carta, vive um amor sem amarras, sem limites, em total plenitude. Estão felizes de misturarem suas essências e são capazes de ver o infinito quando chegam ao orgasmo ou em uma enigmática sensação de pertencimento ao cosmos. Eles se equilibram, energias masculinas e femininas trabalhadas dentro de cada um. Escolhem um ao outro em cada dia, não se juntam pela pressão da sociedade, medo ou carência. Apenas escolhem a presença um do outro. Os problemas de cada um serão resolvidos em conjunto, pois cada amante é um espelho do outro, de forma que os obstáculos e os nós da alma serão cuidadosamente soltos pelo ritual do amor. Essa carta significa o aparecimento de um novo amor, capaz de abalar as estruturas. Casal feliz, plenitude, encontro amoroso, planos concretizados, escolhas bem feitas e conexão com o todo. Carta invertida: O maior veneno em relação ao amor é a possessividade e o ciúmes. Essa carta invertida traz a tona a dificuldade de se entregar ao amor por desconfiança. Nunca conseguimos observar a outra pessoa em seus pensamentos, em seu espírito. Por isso, é preciso confiar em sua própria intuição para entender o que sente. Senão cairá em armadilhas.

Interpretar

Ondinas e sereias

Responde:

As sereias são seres mágicos incríveis, por transitam em diferentes áreas de existência com graça e facilidade. Elas são seres do mar, mas encantam os pescadores e navegantes nas pedras, buscando uma existência mais humana. Nesse sentido, elas são rainhas da comunicação e podem estar indicando nesse momento uma forte tendência a encantar por palavras. Em outro sentido, elas podem também estar sugerindo que você pode estar sendo encantando, seguindo um canto de sereia que te levará para lugares e situações ainda desconhecidas. Em ambos os casos é preciso ter cuidado. As sereias são seres belos e encantadores, são rainhas do mundo do mar. Elas indicam Elemento do ar Um dos elementos mais misteriosos e significativos, o ar é o único invisível e impalpável. Os riscos que vem do ar podem nos assustar por não conseguimos ver, como vírus e bactérias. Existe toda uma vida no ar, na sua consistência etérea e a Oya - Orixá das tempestades - o movimenta com o sabor dos ventos que vêm agitar nossa vida. O elemento ar é ligado aos nossos pensamentos e a nossa comunicação. Estamos falando dessa área de nossa vida que é incerta, já que ninguém sabe exatamente o que o outro está pensando e nem se as palavras ditas são totalmente reflexo da mente. Assim, é um elemento que nos traz a necessidade de confiança, tanto em nós mesmos quanto nas pessoas que são próximas. O pensamento é muito mais poderoso do que pensamentos e a fala tem um poder de construção muito forte. Lembre-se que diversas religiosidades abordam o que “no começo era o verbo”. Seria a própria voz de Deus o que criou o mundo. Da mesma forma, quando falamos algo, colocamos no ar o que sentimos, transformando ideias em vibrações no mundo. Tudo isso se concretiza na verdadeira criação de nosso mundo pessoal. Cuidado com pensamentos e palavras negativas. Deixa para trás a fofoca e evite julgar as pessoas. Carta invertida: Você precisa urgentemente respirar. Se mora em cidade grande, tente ao menos passar um dia no parque. Fique perto de plantas ou árvores, evite que as ideias tomem a sua mente de maneiras negativas e fale somente quando sentir que está conectado com seu eu verdadeiro. É um momento de cuidar da sua tranquilidade e espírito. uma longa experiência e uma vontade de explorar, de conhecer e aprofundar. Essa carta indica essa possibilidade de encantamento, de conhecimento e de comunicação. Mas também apresenta os riscos. Se você está entrando em um relacionamento convém tomar cuidado para não se afogar em um oceano de sentimentos ao mesmo tempo. Tome cuidado também para não cair totalmente na sedução de pessoas-sereias, que usam a sedução para controlar. Por outro lado, se você está se sentindo comunicativo, essa carta está dizendo para você seguir o seu coração e talvez até cantar um pouco para afastar os males. Carta invertida: Cuidado para não se enganar. Falta de atenção. Presa fácil. Cuidado para não perder o senso de empatia com as pessoas.

Interpretar

VII de Fogo

Responde:

Existem momentos na vida em que desafios aparecem com grande força e exigem força e foco. Às vezes é preciso de uma energia extra, para conseguir manter-se fiel aos ideais e, realmente, vencer o que ameaça o seu projeto. Essa carta aborda diretamente essa força necessária, a valentia e a coragem para enfrentar cara a cara essas forças ou pessoas que aparecem como inimigas no seu caminho. É um momento, além disso, de proteger-se com estratégias e ações diretas. Não é hora de bobear, você já tem certa experiência no que faz e você tem plena noção de que existem algumas batalhas que não é possível perder. Você adquiriu competência nas suas atividades, passou pela liderança e por momentos de enfraquecimento, mas isso só te deixou mais forte, mais hábil. É preciso apenas tomar cuidado para não se exaltar. Especialmente se for uma pessoa que fala publicamente ou que lida com discursos para outras pessoas. Proteger-se e atacar no ponto certo não significa “queimar” sua imagem. Carta invertida: É hora de negociar. É possível que você esteja tentando vencer uma batalha que não vale mais a pena e nem você sabe por ainda quer bater tanto nessa tecla. Parece que se você aceitar qualquer tipo de perda, seu mundo vai cair. Lembre-se que é preciso deixar algumas coisas para trás para dar o próximo passo.

Interpretar

18 - O sol

Responde:

Essa carta significa a liberação de tudo o que está escondido, o aparecimento do que deve ser trazido à luz do dia. O que é público. Significa também a juventude. Sabe quando está tudo úmido e é preciso pôr as roupas no sol? Dar um ar na vida, movimentar, rejuvenescer! O sol é brincar com as crianças num parque e olhar um campo de girassóis. É a beleza da vida, no riso, na gargalhada! Liberte-se! Carta invertida: Se essa carta aparecer invertida está na hora justamente de ir tomar um sol. Precisamos do sol pra viver! Não importa se você tem hábitos noturnos ou se está se sentindo com vontade de ficar na toca. O Sol está te convidando a ter uma vida com mais vitalidade! Enriqueça a sua energia com mais vitamina D, cuide melhor de seu corpo. Pense que você é como uma planta, precisa de um pouco de luz para crescer. O astro rei! O grande sol que inflama de vida nossos corações e nossas vidas. A estrela maior, que implode vitalidade, alimentando tudo o que existe na Terra, tudo o que é vivo. O Sol é imponderado de energia masculina, o princípio do fogo e o movimento que rege nosso sistema solar. O sol não é um Orixá, mas a sua energia vital participa da vitalidade de todos os deuses guerreiros, todos os aspectos ativos, relacionados à vida profissional, às revelações, à luz do dia e ao calor que nos acalenta.

Interpretar

VIII de ar

Responde:

Você já sentiu como se não tivesse caminho possível? Como se nada fizesse sentido? Muitas vezes esse sentimento é baseado mais em sua própria perspectiva da realidade, ao invés de fatos reais. Na verdade, mesmo que coisas ruins tenham acontecido, depende de você parar de se imobilizar e cegar-se com um desejo enorme de ficar preso (a) na mentalidade de vítima. Essa carta pode indicar um apego exagerado à pureza de algo perdido. Às vezes, as coisas acontecem de maneiras inesperadas, um amor, por exemplo, pode perder a magia do passado por conta de acontecimentos cotidianos. Ficar preso a essa nostalgia do passado vai fazer com que o relacionamento fique cada vez mais difícil. Outro significado desta carta pode ser o desejo de possuir para si algo que não é possível. É como alguém que prende um pássaro para que ele cante com beleza, mas a tristeza do encarceramento provoca que o animal fique mudo. Tentar segurar as coisas, impedindo a mudança e deliberadamente tapando os olhos para a realidade. Essa é uma atitude que essa carta pede que seja mudada. Os caminhos estão abertos, mas é preciso olhar para ver. Carta invertida: Finalmente você libertou-se de pensamentos negativos que estavam te prendendo. Como um pássaro que foi liberto, você saiu voando de uma gaiola que era feita de sua própria visão de si mesmo (a) como uma vítima do mundo.

Interpretar

VII de ar

Responde:

O plano da mente é um dos mais complexos de lidarmos. Diferente da terra ou do fogo, que são visíveis e claros nas ações e no que fazemos, os pensamentos são difíceis de ver. Eles podem ser expressos por palavras, mas nem sempre elas são verdadeiras ou dizem exatamente o que a pessoa pensa. Essa carta apresenta o risco de você começar a se enganar ou enganar os outros. Não é necessariamente maldade - ainda que possa ser visto como - mas um desejo tão grande de vencer que provoca artimanhas mentais. Você pode começar a manipular informações - ainda que somente para se convencer de algo - ou considerar praticar atos que você sabe que não são corretos. Muitas vezes, esse tipo de ideia acontece por que a pessoa não sente que tem apoio. Parece que foi abandonada por tudo e por todos, que não há ninguém que possa ajudar. Existem perigos e vulnerabilidades. É um sentimento que pode estar conectado à sensação de perder o amor de uma mãe ou mesmo de não ter uma casa ou estrutura para viver adequadamente. Esse tipo de sensação pode ser o estopim para uma guinada errada na vida, de quem está com ideias inadequadas por sentir-se sem chão. É preciso encontrar uma diretriz ou alguma ajuda moral e espiritual para liberar as ideias e também os caminhos. Carta invertida: Você deixou para trás uma situação de carência e aprendeu a voar com suas próprias asas. Agora os riscos do passado são apenas lembrança. Você contornou uma situação difícil e aprendeu a pensar de uma nova forma. O que era mentira será revelado.

Interpretar

IV de Terra

Responde:

Sem dúvida um sucesso ocorreu ou está a caminho. Muito esforço e trabalho foi envolvido em seu processo, mas você está ciente de que ainda não chegou ao máximo que poderia. Ainda assim, uma forte estrutura foi criada para que seu sucesso possa se construir no devido tempo. Nesse momento, é natural sentir um forte apego ao que você conseguiu conquistar. É possível sentir uma sensação de não querer que ninguém se aproxime ou arrisque o que você fez. É uma situação normal, querer proteger os seus resultados, porém, evite ficar com uma mentalidade excessivamente defensiva. É importante você realmente economizar, cuidar do dinheiro ou de qualquer aspecto material, incluindo o seu corpo e saúde, com muito cuidado e atenção. No entanto, lembre-se que tudo que é estagnado perde a sua vivacidade. Isso é uma verdade, tudo o que é vivo flui, não podemos controlar ou prender as coisas. Mesmo o dinheiro, só pode render lucros na medida em que circula. Mantenha seus cuidados necessários e evite exageros em qualquer aspecto material. Mas sem paranoia ou obsessão, o processo está apenas começando! Carta invertida: Cuidado com avareza. A necessidade de aprender a compartilhar e deixar as coisas fluírem chegou em um ponto extremo. Quando morremos, não levamos nada material, mas nossa energia e atitudes ficam muito tempo na mente de quem nos rodeia.

Interpretar

Elemento Terra

Responde:

Podemos considerar que tudo é constituído da combinação dos 4 elementos. Especialmente nossa vida. No entanto, a terra é um dos principais por estar relacionada à materialidade das coisas. Da terra brota toda a vida, a base da cadeia alimentar. As plantas da florestas dão de comer aos animais e nós também, vivemos do mundo vegetal e animal. Estamos falando da mãe-terra, da composição de tudo o que é feito e que é possível tocar. A vida cresce assim, do que é transformado e composto a partir da terra, nosso lar, nosso chão. Assim, essa carta remete a tudo o que vem da terra, incluindo seu próprio corpo. Se você é uma pessoa muito ligada ao espiritual e aos pensamentos, essa carta pode estar sugerindo que você se aterre mais, buscando cuidar de tudo o que condiz ao material. Além disso, é necessário tomar uma atitude pragmática em relação à vida, agindo em relação ao que se quer atingir com determinação. Tudo isso sem nunca perder o prazer de viver, outra característica muito ligada ao arquétipo da terra. Carta invertida: Cuidado para não cair em excesso nos prazeres da carne. Obsessão com o trabalho e finanças. Necessidade de uma vida mais espiritualizada.

Interpretar

Embaralhar